Antigamente, as ferramentas se baseavam em um modelo de business intelligence tradicional. Tratava-se de uma abordagem hierárquica, em que o business intelligence era controlado pelo departamento de TI, e a maioria das perguntas analíticas era respondida com relatórios estáticos. Isto é, se uma pessoa fizesse uma pergunta complementar sobre um relatório, sua solicitação seguiria para a parte debaixo da fila de geração de relatórios e seria necessário iniciar o processo novamente. Esse esquema levou a ciclos lentos e frustrantes de geração de relatórios, em que ninguém conseguia aproveitar os dados para tomar decisões. O uso da abordagem de business intelligence tradicional ainda é comum para a geração de relatórios padrão e para responder a perguntas estáticas. Embora os departamentos de TI ainda sejam uma parte importante do gerenciamento do acesso aos dados, usuários de vários níveis podem personalizar os painéis e criar relatórios com pouca intervenção.
O ideal é que a empresa e sua equipe reúna o Business Intelligence e o Data Mining para utilizá-los em conjunto e potencializar todo o processo de formação de estratégias. Mesmo que o instinto empresarial ainda seja importante e presente nas gerências das empresas, já não se pode mais deixar as tomadas de decisão somente nas mãos dele. Sim, é muito comum o uso do Business Intelligence para analisar métricas de redes sociais. Desse modo, as empresas coletam os conteúdos que mais tiveram interações e investem nesses formatos. Com as evoluções do Marketing Digital, hoje é possível que as marcas façam campanhas de promoção baseadas em dados estatísticos. Do mesmo modo, podem medir a satisfação dos clientes e o alcance de suas vendas por meio dessa ferramenta.
Outros benefícios do Business Intelligence
O Business Intelligence significa inteligência de negócios e está relacionado aos processos de coleta, organização, análise e monitoramento de dados, sendo uma forma inteligente de otimizar falhas e manter uma empresa em destaque. O processo de BI permite identificar oportunidades e melhorias na empresa como um todo. Isso porque ele possibilita obter informações sobre diversas questões, como mercado, persona, como o público vê o seu escritório, dentre outras. Nesse sentido, dentro das ferramentas de BI, além de você entender o que é business intelligence e para que serve, é possível estipular uma meta específica. Assim, o software coleta e analisa dados de diversas fontes, proporcionando informações relevantes e insights que podem ser preciosos para o escritório.
Por outro lado, o big data responde perguntas como “por que esses dados existem? Ademais, o big data lida com todo tipo de dado, inclusive os não estruturados e semiestruturados. Por isso, a companhia que não utiliza essa estratégia pode perder competitividade e boas oportunidades de negócio. Uma boa ferramenta pode fazer isso de forma eficiente e em tempo muito mais curto do que as pessoas. Inclusive, conforme você verificou até esse momento no artigo, o business intelligence é mais que obrigatório em uma empresa.
Para se aprofundar no tema, veja abaixo um vídeo ministrado pelo CEO da ADVBOX, Eduardo Koetz, sobre a utilização do conceito de BI nos escritórios jurídicos. Por fim, o último passo é o de mensurar os resultados obtidos com a implementação de melhorias. Se esse processo não é realizado, não há como saber se as melhorias trouxeram resultados satisfatórios.
É ele quem vai analisar os dados e direcionar as decisões dos líderes da empresa. Uma empresa otimizada e alinhada com uma estratégia de inteligência de negócios, sabe olhar para dentro da sua estrutura e encontrar erros e oportunidades de melhoria. O Santander também utilizou a análise de dados a partir de ferramentas de BI para avaliar o público. O principal objetivo do BI é fazer com que as empresas tomem decisões de modo mais assertivo. Com base em informações — internas e externas — os negócios podem direcionar seu planejamento estratégico sem depender da “tentativa e erro”. Para obter essas respostas é preciso entender que o BI é um conjunto de processos com foco em encontrar a informação certa e utilizar esse conhecimento para gerar estratégias mais sólidas para a rotina empresarial.
Para isso, elas precisam responder a perguntas como “qual foi o desempenho de vendas no último trimestre?” ou “quem são nossos clientes mais lucrativos?”. No setor da saúde, o BI desempenha um papel powerbi colaboração em equipe crucial na melhoria dos serviços e na gestão eficiente dos recursos. Por meio da análise de dados, as perguntas podem ser respondidas de maneira embasada, com base na realidade que os dados mostram.
Análise de dados para geração de insights e previsibilidade
Tudo isso leva a mais oportunidades de otimização, além de estimular um atendimento cada vez melhor aos clientes. BI é um termo guarda-chuva que inclui os aplicativos, a infraestrutura, as ferramentas e as melhores práticas que permitem o acesso e a análise de informações para melhorar e otimizar decisões e desempenho”. A principal maneira que as empresas podem aplicar o conceito é contar com alguma ferramenta específica de análise de dados. Inclusive, é possível encontrar sistemas específicos para cada segmento de atuação. Um termo abrangente que inclui os aplicativos, infra estruturas e ferramentas, e as melhores práticas que permitem o acesso e a análise de informação para melhorar e otimizar decisões e desempenho. Esse conceito é utilizado em empresas dos mais diversos segmentos e tamanhos.
Como os escritórios de advocacia podem utilizar o BI?
Lembre-se que as decisões precisam ser embasadas no que a companhia possui de informações e jamais “no escuro”. Nada nas empresas pode ser feito com impulso, pois isso somente prejudica o negócio. Duas décadas depois, o BI foi melhorado, sendo desenvolvido a ponto de se estabelecer como uma estratégia para auxiliar líderes e gestores a tomarem decisões sobre a empresa. Mesmo com essa evolução, haviam certas limitações, principalmente aos recursos tecnológicos, visto que ainda era 1980. Atuar com dados é muito efetivo, pois auxilia o profissional a tomar decisões que realmente trazem as soluções ideais para o seu negócio. Agora que você já sabe a importância do Business Intelligence para a tomada de decisões estratégicas, que tal preparar seu time para isso?
Nesse caso, vá atrás de informações sobre satisfação dos clientes, tempo de viagem de cada veículo, a que horas o cliente recebeu seu produto, dados sobre gasto de combustível e performance dos motoristas, etc. Por exemplo, se a análise de informações mostrou que havia atraso nas entregas devido a rotas mal planejadas e optou-se por contratar um sistema de roteirização, é importante continuar de olho nos dados para checar se o problema foi resolvido. Tais soluções, estratégias e planos de gestão devem ser constantemente revisados com base nos novos dados que aparecerem.
Ou seja, sua empresa passa a atuar baseada em inteligência assertiva, uma realidade onde nem todas as decisões são holísticas, mas fruto de uma leitura analítica do mercado. Hoje, é um conceito extremamente importante para definir uma estratégia e montar um plano de ação. Isso porque ele proporciona insights e descobertas sobre qualquer assunto referente ao negócio, que podem ser aplicáveis no dia a dia. O Power BI, da Microsoft, é uma plataforma muito utilizada no mundo todo, promovendo controle de dados, capacitação para análise e uso de informações para organizações de diversos níveis estruturais. Pois bem, o Business Intelligence depende de softwares robustos para que os dados sejam adequadamente coletados e analisados.