Além disso, a empresa investiu recentemente em uma ferramenta para detecção de possíveis fraudes. Ele conta que um golpista tentou fazer seguro para um BMW destruído após uma colisão utilizando fotos de um modelo íntegro. A ideia do “proprietário” era fotografar o carro funcional e usar os dados do modelo batido no material que seria enviado à seguradora.
Ele pede informações, fotos e vídeos, afirmando estar prestes a fechar negócio. Se tudo estiver certo com o carro, faça uma análise rápida dos documentos do vendedor e da concessionária. Uma maneira fácil de evitar esse tipo de golpe é verificar a documentação do carro.
No entanto, você não precisa de um equipamento caro desses para se precaver.
“A ferramenta por si só não valida ou invalida uma fraude, mas é utilizada como ferramenta adicional no processo para decisão da seguradora em enviar ou não uma sindicância a campo”, explica Milan. Imagine que o motorista de um sedã se distraiu ao manobrar o carro e bateu em alguma quina. O caso é levado para a seguradora, que autoriza o reparo com troca da parte afetada. Anderson Ribeiro, coordenador de operações da Dekra, empresa alemã especializada em vistorias e laudos técnicos, diz que havia muito mais tentativas de fraude há cerca de 15 anos.
Fique atento ao golpe do anúncio clonado
Mas, sem isso, o número de fraudes poderia disparar e, por consequência, encarecer ainda mais as apólices. “Outra situação que gera queixas são as discordâncias em relação à análise das avarias. Um amassado considerado de grande monta pelo vistoriador e pela seguradora pode ser visto como menos Consultar débitos do veículo grave pelo dono”, destaca o executivo da Arena. As etapas seguintes foram fotografar os arranhões e amassados, verificar as gravações do número do chassi na carroceria e checar a integridade das etiquetas VIS. A primeira atitude tomada pelo vistoriador foi anotar a quilometragem do carro.
Sinistro de Veículo: saiba o que é e como consultar
Além de seguir essas dicas, é [newline]fundamental fazer uma consulta veicular. Esse serviço permite verificar, apenas [newline]com a placa ou chassi, se o veículo sofreu sinistro, foi roubado ou furtado, [newline]entre outras ocorrências. Na Checktudo é possível ainda personalizar a busca com mais de 30 informações que podem ser combinadas para montar o seu relatório mais completo e exclusivo sobre o [newline]veículo que deseja comprar.
Isso pode ser um problema, pois o comprador pode usar o carro por aí e acumular multas, que teriam de ser pagas por você. A vítima aceita e entrega o carro na mão do falso vendedor, que some e nunca mais atende o telefone. Por isso, mantenha sempre a desconfiança quando o comprador oferece “duas motos, um videogame, um jet-ski e três relógios” pelo seu carro. Assim, o comprador e o vendedor concordam com parcelas mensais de valor X. No entanto, eventualmente o comprador não paga mais e o vendedor sai no prejuízo. Com essa informação, veja se a parcela do financiamento é menor do que 30% do salário do comprador.
Segundo Dennis Milan, diretor de Operações e Sinistros da companhia, quando essas ferramentas são usadas conjuntamente, melhoram a performance da área de prevenção e combate a fraudes. A primeira são os modelos preditivos, usados no momento da comunicação do sinistro. De acordo com as informações passadas pelo segurado, o modelo preditivo analisa um conjunto de dados e prevê uma pontuação que informa a probabilidade deste sinistro envolver ou não fraude. Dependendo do valor da pontuação, o processo do sinistro é direcionado automaticamente para a área de investigação e sindicância. Para evitar golpes desse tipo, todos os horários dos serviços de vistoria precisam ter rastreamento eletrônico.
Carro clonado: como identificar e se proteger desse golpe?
Um erro comum na hora de vender um carro para algum conhecido ou um comprador na internet é não fazer uma análise de crédito da pessoa. Uma maneira fácil de verificar se o canal é oficial e não cair em golpes é pesquisar o CNPJ da concessionária, analisar depoimentos na internet e pesquisar para ver se aquela empresa existe mesmo e é confiável. Se a concessionária não apresentar o laudo de procedência ou não tiver o selo de que o carro passou pela vistoria cautelar, pode ser que haja alguma coisa errada com aquele automóvel. Um golpe de venda de carros muito comum é a exigência de um pagamento antecipado para fechar negócio. Um cuidado geral para evitar cair em um golpe na venda de carros é desconfiar de ofertas que são muito agressivas.