Para a TV aberta, alguns novos produtos já chegaram à grade essa semana, como a novela Cheias de Charme, que ocupa a primeira faixa de reprises, do período da tarde e que, também, passará a ser exibida aos sábados, tais como as demais novelas inéditas da Globo. Ao todo, segundo a Globo, serão 29 estreias na TV aberta, nos próximos três meses, além de 60 lançamentos nos canis pagos e outras 50 produções nacionais no Globoplay. “Vivemos em um mundo onde trafegamos por janelas, pensando no conteúdo adequado para cada uma delas e, também, pensando em projetos cross janelas”, explicou Raphael Corrêa Neto, diretor de Canais Pagos da Globo.
Desta forma, ao detectar tais ações nos movimentos dos âncoras, a câmera irá acionar os elementos de RA de forma automática e sincronizada, levando essa experiência ao público. Entre os novos recursos utilizados para passar informação aos telespectadores, estão a realidade aumentada e a inteligência artificial, que vão proporcionar uma experiência mais imersiva ao telespectador e uma nova linguagem para os telejornais. Além disso, as câmeras estarão conectadas com a arte inserida no telão do jornal. A tecnologia permite que, à medida que as câmeras se mexam, o cenário também mude de dimensão, acompanhando o movimento — e permitindo um elemento adicional de imersão na notícia. O novo cenário traz uma experiência de imersão por meio da conectividade de câmeras com Inteligência Artificial, além do uso de Realidade Aumentada, que permitirá a interação dos âncoras com elementos virtuais.
A Globo investiu pesado na divulgação do novo cenário dos três noticiários nacionais produzidos em São Paulo –Hora 1, Jornal Hoje e Jornal da Globo–, com direito até a uma entrada ao vivo de Renata Lo Prete no BBB 24. A estreia do espaço, porém, deixou a desejar –deu a impressão de que é “só” um telão gigante mesmo. O TecMundo conferiu de perto a nova tecnologia do painel de led que promete revolucionar os telejornais do canal. “Novela é um formato tão importante que até os grandes players internacionais querem”, comentou Leonora Bardini, diretora de programação e marketing da TV Globo.
“Eu tenho que lhe dizer que daqui em diante vocês precisarão começar a apresentar esse cenário pros visitantes encantados. Isso acontece muito aqui no JN, né?”, soltou William Bonner. “É isso, estúdio bonito é pra se ver pela televisão e também pelas visitas que aparecem na Redação”, concordou Renata Vasconcellos. Eles deixam de ter apenas uma tela comum e passam a contar com uma mega tela de LED em formato curvo que ocupará todo o espaço atrás dos apresentadores. O painel é personalizável e permite atender ao ‘Hora 1’, ‘Jornal Hoje’ e ‘Jornal da Globo’, de acordo com as demandas de cada jornal. Além disso, os jornais também se diferenciam por meio de jogos de luzes e projeções que criam um ambiente diferente para cada um deles. Em outros momentos, o telão também pode ser preenchido com artes ou gráficos para destacar elementos que complementem a notícia.
A executiva citou a dificuldade em estruturar e manter um polo de produção de novelas e destacou a expertise da Globo no assunto. A estreia acontece na noite de terça com o Jornal da Globo, apresentado por Renata Lo Prete. Na quarta-feira (13), estreiam o novo cenário do Hora 1, com Roberto Kovalick, e do Jornal Hoje, com Cesar Tralli. Os telejornais terão recursos de realidade aumentada para visualização dos gráficos. Os noticiários também se diferenciam com jogos de luzes e projeções que criam um ambiente diferente para cada um deles.
No evento, os executivos da Globo adiantaram alguns dos próximos lançamentos da TV aberta, streaming e canais pagos, que estarão disponíveis aos espectadores no próximo três meses.
Globo lança novos cenários para telejornais da emissora em São Paulo; veja fotos
Ainda sobre reprises, a Globo também anunciou que a próxima novela a ocupar a faixa do Vale a Pena Ver de Novo será Alma Gêmea, sucesso de Walcyr Carrasco, originalmente exibida em 2005. Após o término do BBB, em abril, a TV Globo exibirá, sempre nas noites de quinta-feira, a série Os Outros, produto original do Globoplay, lançado na plataforma em 2023. O executivo citou como exemplo dessa consumo amplificado dos mesmos conteúdos um dado que aponta que, nos canais pagos lineares da Globo, 57% da audiência é composta por pessoas com mais de 50 anos.
Últimas Notícias
A Globo apostou em uma mudança ambiciosa no cenário de três de seus quatro telejornais de alcance nacional. Além disso, as vinhetas e aberturas também foram atualizadas, e as bancadas largas dos três telejornais sumiram, para que os âncoras transitem dentro do imenso estúdio para falar com correspondentes, mostrar gráficos, etc. O que causa estranheza é que os recursos fazem os três programas de notícias serem quase idênticos, assim, eles perderam qualquer identidade visual exclusiva. O Jornal Nacional é o único a manter seu padrão com bancada, composta por William Bonner e Renata Vasconcellos. Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas.
Os âncoras poderão ainda ser “lançados” para outras cidades e países apenas pelo telão. As ferramentas permitirão que os apresentadores interajam com outros repórteres ao mesmo tempo em que apresentam gráficos e mapas. O telejornal comandado por Renata Lo Prete foi o primeiro a introduzir as mudanças, seguido pelo Hora 1, ancorado por Kovalick, e depois o Jornal Hoje, de Cesar Tralli. Apesar do incômodo inicial com a repaginada, os telejornais de fato mostraram mais dinamismo e didatismo — com gráficos e informações exibidas como apresentações de Power Point. Ao longo de um projeto de seis meses, a emissora idealizou e importou um telão de LED, que ocupará todo o espaço do cenário, à frente da redação, e que permitirá diversas interações tecnológicas com os apresentadores e comentaristas.
VÍDEOS: JG, H1, e JH estreiam novo cenário
A tecnologia é inédita no jornalismo da Globo e vai contar com recursos de realidade aumentada para visualização dos gráficos. As mudanças começarão a ser percebidas a partir desta terça-feira, dia 12, no ‘Jornal da Globo’ e, na quarta-feira, dia 13, também no melhores notícias ‘Hora 1’ e no ‘Jornal Hoje’. O novo cenário conta com uma mega tela de LED transparente que ocupa quase todo o estúdio e permite, através da tecnologia, uma maior interação dos apresentadores Roberto Kovalick, César Tralli e Renata Lo Prete com as notícias.
Ela chegou a comandar o programa de sua casa durante a pandemia, enquanto o espaço era reformado para atendê-la. Ainda de pé, o âncora promoveu a estreia do novo Jornal da Globo, enquanto Renata Vasconcellos, sentada, olhava para cima para ver o colega. “Então, tá combinado. Hoje, depois do paredão do BBB, tem o telão do JG”, soltou o âncora, dando início aos créditos do telejornal.