Outra é definir uma atividade que possui etapas nas quais possam ser feitas escolhas, e deixar que os alunos participem dessas escolhas. A escola também pode realizar passeios com a turminha e dar algumas opções de locais para que os pequenos escolham. Se você está se perguntando sobre a estruturação das unidades no ensino infantil, saiba que o documento nacional estabelece campos de experiências e direitos de aprendizagem e desenvolvimento focados em aprendizes de 0 até 5 anos de idade.
Os direitos educacionais dos alunos que têm até 5 anos foram divididos em seis, de acordo com os eixos estruturantes da Educação Infantil na BNCC. No entanto, o documento é bastante grande e abrangente, e seus fundamentos mudam muito para diferentes idades — com um impacto especial no ensino e no currículo da Educação Infantil. Os novos currículos estão em implementação nos estados e municípios, com grande envolvimento e aprovação dos professores. O monitoramento do MEC, realizado pelo Caed, mostra que 43% dos docentes da Educação Infantil e do Ensino Fundamental participam ativamente da implementação. Entre os professores apenas da Educação Infantil, esse envolvimento chega a 48% – considerado um alto nível de participação na implementação de uma política pública. A educação financeira na infância pode trazer muitos benefícios para a formação acadêmica, pessoal e social, porque ensina a lidar de maneira…
Veja quais os sete pontos mais importantes, de acordo com os conceitos essenciais trazidos pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Ele pode se dar pela leitura realizada por um adulto de livros de literatura infantil, poemas, contos, cordéis, fábulas etc. Assim, a criança já irá se familiarizando com livros, o que despertará a sua curiosidade e contribuirá para o desenvolvimento do gosto pela leitura. Estamos falando de um processo que mobilizou todas as redes de ensino (técnicos, professores, estudantes e famílias) em torno de consultas públicas e outras construções coletivas para se definir como cada currículo abordaria as aprendizagens essenciais da BNCC. Antes da BNCC havia documentos curriculares nacionais, mas com conteúdos mais genéricos e não obrigatórios de serem abordados pelos currículos estaduais, municipais e das escolas públicas. Para os estudantes, aprender o que é considerado essencial para suas vidas dependia, muitas vezes, de onde a criança nasceu – e em qual escola ou rede estudava.
É importante que as famílias façam registros sobre a primeira experiência dos bebês fora de casa. A confecção de painéis ou álbuns com fotografias das crianças ao longo do tempo ajuda na construção da narrativa e da memória das crianças. Possibilita às famílias também compartilharem os cuidados com os bebês e se manterem informadas a respeito dos processos de aprendizagem e desenvolvimento. O projeto foi desenvolvido em 15 etapas, com duas rodas de leitura de poesias por semana, conforme a rotina escolar. Essa divisão teve como objetivo a construção progressiva dos saberes das crianças em relação às práticas de leitura e à função social da leitura, incluindo também outras áreas do conhecimento.
Em outras palavras, a BNCC indica quais são os direitos dos alunos em termos de aprendizagem ao definir claramente o que todos eles precisam aprender, seja qual for a escola em que estudam, e independentemente da sua localização no país. Portanto, o acolhimento contínuo ajudará a cumprir os objetivos essenciais e, ainda, a desenvolver habilidades e competências socioemocionais, além de ofertar a oportunidade de as crianças lidarem de uma maneira mais saudável com o retorno e os sentimentos envolvidos nesta nova fase. Como vimos, a Base elenca os objetivos de aprendizagem, as habilidades e competências que todos os alunos no Brasil devem alcançar. As Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (DCNEI) já estabeleciam que cuidar e educar não eram dimensões separadas, mas sim, duas faces de uma experiência única.
BNCC: a importância dos campos de experiência na educação infantil
Em outras palavras, este campo de experiência está diretamente relacionado ao autoconhecimento e à construção de relações, moldando a consciência cidadã e criando vínculos respeitosos. Desse modo, a partir do autoconhecimento, a criança se fortalece como cidadã, bem como aprende a conviver e respeitar as diferenças. Segundo o documento da BNCC, são esses direitos que garantem que as crianças assumam um papel ativo durante seus processos de aprendizagem, vivenciando desafios e sentindo-se provocadas a resolvê-los. Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social, cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva. A BNCC possui 10 competências gerais, que falam justamente sobre desenvolvimento e aprendizagens que precisam, obrigatoriamente, acontecer enquanto os estudantes estão na Educação Básica. A principal função da BNCC é orientar e definir um patamar de qualidade na educação que deve ser almejado e atingido por todas as instituições do país.
Brincar cotidianamente de diversas formas, em diferentes espaços e tempos, com diferentes parceiros (crianças e adultos). O objetivo é ampliar e diversificar seu acesso a produções culturais, seus conhecimentos, sua imaginação, sua criatividade, suas experiências emocionais, corporais, sensoriais, expressivas, cognitivas, sociais e relacionais. As crianças vivem inseridas em espaços e tempos de diferentes dimensões, em um mundo constituído de fenômenos naturais e socioculturais e demonstram curiosidade sobre esses mundos. Em suas experiências, plano de aula ensino fundamental deparam-se com noções da Matemática, das Ciências, da Tecnologia. Na Educação Infantil é fundamental, para as aprendizagens e o desenvolvimento de habilidades, que as crianças tenham oportunidades de ricas e diversificadas experiências que lhes possibilitem construir, ampliar e utilizar conhecimentos. O terceiro campo de experiência da BNCC na educação infantil trata da importância de colocar as crianças em contato com produções culturais e artísticas como teatro, música, dança, pintura, fotografia, modelagem, entre outras.
Adaptação e Aprendizagem e o Método Montessoriano
A diversidade regional é ao mesmo tempo um dos maiores tesouros e um dos grandes desafios da implementação da BNCC. Isso porque o contexto de cada aluno e de cada escola devem ser trazidos para a sala de aula por meio de assuntos relacionados à cultura, às tradições e à comunidade onde a instituição está localizada. Agora que você já sabe o essencial sobre as competências, vamos falar sobre as habilidades. De acordo com a BNCC, as habilidades são as aptidões desenvolvidas pelo estudante ao longo da vida escolar e que são essenciais para que ele desenvolva tanto as competências gerais, como as específicas previstas pela Base.
Guia para planejar o currículo escolar perfeito em 2022
Para desenvolver a dramatização da história popular “O Macaco e a Viola”, solicitei aos alunos que se candidatassem aos papéis e que atuassem de maneira fidedigna em relação a cada personagem. Então, mesmo que fosse uma história com poucas personagens, eu precisava criar outras para ter a participação de todos. Muitas vezes, era necessário propor acordos com os alunos que se destacavam mais, para que eles deixassem os demais também participarem. Deve-se assegurar ainda que as apresentações sejam espontâneas, valorizando as interpretações das crianças sobre os gestos da cultura da capoeira. Por isso, é importante selecionar previamente materiais que tenham mais potencial para a exploração autônoma dos bebês. Dessa forma, poderão observar o funcionamento da escrita num contexto especial, como o sarau, no qual a declamação de poesias se torna algo de grande sentido para elas.