Seus trabalhos passam por âmbitos como o parecer sobre a localização da obra, os aspectos ambientais envolvidos, topografia e as questões legislativas. Diferentemente de um designer de interiores, além de trabalhar em áreas internas, o arquiteto pode exercer suas funções também em ambientes externos. É bem verdade que antigamente esse profissional era confundido como decorador, mas hoje em dia a profissão de designer de interiores foca não somente nessa parte estética, mas em todas as que envolvam a harmonia do local em suas variadas formas. Cada cliente tem diferentes necessidades e por isso, cabe ao designer de interiores interpretá-las corretamente para criar um espaço único e personalizado.
Vale citar que o profissional dessa área costuma atuar como um autônomo, mas também pode trabalhar como funcionário de empresas que são especializadas em decoração e design de interiores, ou até mesmo como um consultor em lojas de móveis. Foi coordenadora da área de criação do FGMF, um dos mais premiados escritórios de arquitetura do país, e também do WeWork, uma das maiores empresas de coworking do mundo, onde foi responsável pela criação de espaços de trabalho criativos e acolhedores. Sua experiência na área inclui também o desenvolvimento e gerenciamento de projetos comerciais, residenciais e corporativos. Uma pequena correção a Gislaine Vargas Saibro, arquiteta urbanista e conselheira suplente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil. Segundo citamos os arquitetos de edificações, projetistas ou executores que se ressentem das conseqüências financeiras causadas pelo menor reconhecimento despertado por seu trabalho.
Onde O Designer Que Está Começando Consegue Trabalho
O profissional que atua nessa área tem como finalidade a projeção, organização e decoração de ambientes internos. O designer analisa se o ambiente ficará harmonizado em questões móveis como texturas, cores, sombra e luz. A ideia é que o resultado atenda às necessidades do proprietário, tenha boa circulação de ar, além de ser bonito e confortável.
Portfólios ou anúncios confundem serviços de decoração e design de interiores como sinônimos de arquitetura. O primeiro dura quatro anos, exige apresentação de trabalho de conclusão de curso e estágio final. As atividades são mais voltadas para decoração, paisagismo e design de móveis.
Já em relação aos cursos, não apenas as disciplinas são diferentes como a duração da graduação. Enquanto o curso de Arquitetura é uma graduação de grau bacharelado com 4 anos de duração, o de Design de Interiores é um curso superior de grau tecnológico com 2 anos de duração. “A decoração é uma atividade que está presente desde as primeiras civilizações. Se você olhar através da história, vai identificar que ornamentar e pensar no ambiente construído sempre esteve presente desde os templos mais antigos.
Qual A Diferença Entre Decorador E Designer De Interiores?
Toda essa bagunça e confusão se instaurou no Brasil porque os próprios órgãos não souberam até o momento delimitar o que cada profissional deve ser responsável. Nos EUA, os designers põe a mão na massa e executam a obra junto com os eletricistas, com os marceneiros etc… Isso é nítido em qualquer programa de TV a cabo (ex. HGTV, design star, candice olson, thom filicia, entre tantos outros). Sou estudante de design de interiores , e o curso e bacharel com direito a diploma e reconhecido pelo MEC. Entendi bem a parte em que o José diz de caminharmos juntos, mas entendi também que nesse caminhar ele acha que fazemos peles, cascas, ou seja lá o que ele chama as paredes ou fechamentos externos da arquitetura. O que ele não entende é da arquitetura em si, caso contrário, não teria transformado a arquitetura que é algo tridimensional, que tem interior e exterior, numa simples pele que delimita o espaço de trabalho do decorador e do paisagista, rsrsrsr, me perdoe, agora achei graça. Eu só contrato design de interiores , pois refletem melhor o meu gosto em decoração e acabamentos residenciais.
Qual A Diferença Entre Arquitetura E Design De Interiores?
Para atuar com esse viés, o estudante precisa fazer uma graduação em Arquitetura e Urbanismo. A duração do curso é de 4 ou 5 anos e pode ser realizado em período integral. A abordagem é multidisciplinar e composta por disciplinas práticas e teóricas.
É o grande responsável pelos desenhos dos espaços que serão construídos e, por isso, é uma profissão mais ampla. O designer de interiores, por outro lado, decora o local tendo como base o gosto do cliente e o tipo de ambiente. Para se tornar arquiteto e atuar na profissão, é preciso fazer um curso de graduação em Arquitetura e Urbanismo, com duração de 5 anos. Durante esse período, os estudantes aprendem diversos assuntos, como planejamento urbano, resistência de materiais, construção e, é claro, toda a parte de harmonia visual. Por este motivo, o arquiteto pode fazer alterações em paredes, demolições, aberturas e ampliações, ou seja, modificar a obra.
Essa é uma das principais diferenças, já que o arquiteto trabalha com a parte externa da obra e o designer de interiores com a interna. Em outras palavras, o primeiro projeta construções de edifícios, etc., já o segundo cria móveis personalizados que atendam às necessidades do cliente e estejam equilibrados com os acessórios, iluminação e decoração interna. Já o curso de arquitetura e urbanismo é centrado em áreas como o projeto de edificações, o planejamento urbano, paisagismo, tudo isso com um enfoque maior na execução de projetos através de intenso estudo nas áreas que envolvem a história da arte, da arquitetura e do urbanismo. Os alunos aprendem como fazer uso de representações gráficas no desenvolvimento de um projeto, e estudam temas que percorrem pela área de exatas e humanas, fazendo com que a duração do curso seja de cinco anos. Achei interessante o crescente interesse dos designers pelo site do CAU e também pela nossa profissão, isso nos engrandece, é ibope. Ao contrário do que dizem alguns desinformados – e sim, são desinformados porque são leigos no assunto, ou seja, designer é leigo em arquitetura.