Esta conexão com a natureza e demais elementos do universo, é vital para o equilíbrio de nossas vidas. Viver cercado de felicidade e gratidão, é um dos sinais de que estamos praticando os mandamentos, para uma vida plena e que estamos caminhando em direção da nossa Saúde Espiritual. Atitudes positivas e otimistas em relação a vida que levamos devem ser conectadas com as grandezas do universo e toda a energia emanada por ele. “Quando você foca na vida da outra pessoa, você cria empatia e transforma a sua própria perspectiva”, diz ela.
Hoje, a PNPICs engloba 29 recursos terapêuticos – muitos baseados em conhecimentos tradicionais como acupuntura, ioga, meditação, fitoterapia, homeopatia e quiropraxia, e outros mais recentes, como ozonioterapia e biodança. Atualmente, são oferecidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em 54% dos municípios do país. “Para combater o coronavírus, o melhor é não se expor e se valer da religiosidade e da fé para enfrentar os desafios do isolamento social”, afirma. Segundo ele, com intervenções baseadas em perdão e gratidão é possível controlar, por exemplo, a pressão arterial.
Como Ter Saúde Espiritual
Voltada a doentes crônicos, a especialidade busca proporcionar ao paciente e sua família uma qualidade de vida integral, envolvendo físico, social, emocional e espiritual. “Neste sentido, as práticas integrativas fazem toda a diferença”. E quando falamos em saúde, não podemos esquecer da saúde espiritual, que está relacionada à nossa fé e crenças. “Para atingir o bem-estar espiritual, é preciso ter liberdade para exercer a fé, valores e propósito pessoal, seja por meio da religião ou filosofia. É a busca de sentido, de propósito, que dá significado à vida”, conclui Fabiana.
Outros preferem alcançá-la sozinho, por meio de técnicas como a meditação, clausura ou isolamento. Na primeira, quando ele ainda tinha 8 anos, foi diagnosticado com leucemia. Se incomodou com a perda de cabelo, mas respondeu bem ao tratamento ao longo do primeiro ano. Lembre-se, a jornada espiritual é pessoal e não há um “caminho correto” a seguir. Aqui, vamos explorar a importância dessas conexões e oferecer sugestões para aprimorá-las. Aqui, vamos explorar como fomentar essa conexão e oferecer algumas dicas e exercícios para auxiliar nesse processo.
A religiosidade se refere à aderência a uma religião específica, seus rituais, dogmas e crenças. Pode ser atendendo necessidades materiais ou se colocando disponível para ouvir e conversar. “Ansiedade, fobia e depressão não é algo que surge do nada, não é um vírus. De alguma forma você aprendeu a se comportar daquela maneira ou desenvolveu alguma reação a determinada situação ou acontecimento. Mas você pode dar ou criar novas opções de saída, para que o seu cérebro possa tomar novos caminhos”, descreve Fabiana. As sessões intensas de quimioterapia levaram a uma reação no pulmão e ele voltou a ser internado em 3 de março do ano passado.
Por que a saúde espiritual é tão importante?
Espirituosa e alegre, Cora sempre gostou de se enfeitar para ir ao hospital, onde brincava com quem estivesse perto. “Deitada na maca, ela ia rindo com as médicas para o centro cirúrgico”, lembra Patrícia, que hoje alimenta o Instagram da filha, uma modelo de 8 anos. “Ela começou a fazer campanhas quando ainda estava carequinha, tamanha a autoestima”.
A saúde espiritual também está associada ao aumento do bem-estar e da qualidade de vida. Enquanto a espiritualidade é uma busca mais pessoal e íntima por respostas às questões fundamentais da vida, podendo ou não estar associada a uma religião específica. Ela está intrinsecamente ligada à nossa capacidade de encontrar satisfação na vida, nutrir relacionamentos significativos e contribuir positivamente para a sociedade.
Pense positivo sobre seu trabalho, sobre suas tarefas domésticas, sobre como cuidar de sua família e principalmente como cuidar de você. Pensar positivo e com otimismo, é encontrar felicidade em tudo que faz. Para Patrícia, a doença da única filha foi capaz de lhe mostrar que ela não está Trazer o amor de volta no controle de tudo. “Eu sempre fui a que tomava a frente das coisas, a que resolvia tudo. Mas me deparei com algo que eu não conseguia resolver. Eu tinha que buscar paz para passar pelo sofrimento”, diz ela, uma católica que se aproximou do espiritismo na época do tratamento de Cora.
Conexão Com os Outros
O sistema imunológico ajuda a combater insetos virais e bacterianos, bem como infecções crônicas, que às vezes podem ser fatais para adultos mais velhos. Como o estresse pode causar estragos no sistema imunológico, é importante encontrar maneiras de diminuir os níveis de estresse. A espiritualidade pode proporcionar uma sensação de bem-estar, inundando o cérebro com hormônios que aumentam a imunidade. Reservar um tempo para viajar para um lugar confortável ou novo pode fazer maravilhas pela sua mente. Quando você está em um lugar onde sua mente pode evitar distrações e ajudá-lo a refletir e descansar, você terá uma conexão melhor com você mesmo.