Dos 20 aos 35, o ideal é que o check-up seja realizado a cada cinco anos. “Quanto mais rápido o paciente for diagnosticado e tratado, maiores serão suas chances de sobrevivência e recuperação”, afirma o cardiologista Bernardo Noya, líder médico do HCor, na capital paulista. Os sintomas mais recorrentes, você já deve ter ouvido, são dor aguda no peito, que irradia para o braço, a mandíbula e as costas e, em geral, perdura por mais de 20 minutos, além de falta de ar. Uma pequena parcela dos infartos nem sinal dá — eles são traiçoeiramente silenciosos. Um terço dos casos fatais envolve mulheres — elas até podem infartar menos, mas o ataque cardíaco tende a ser mais letal nesse grupo. Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.
Alguns são mais frequentes que outros, com destaque para dor no peito, falta de ar, cansaço, tonturas e desmaios. Porém, todos eles podem indicar cardiologista que há algo de errado com o seu coração. A questão é que,afinal, há fatores de risco que podem adiantar a necessidade de um check-up.
Isso faz parte até de protocolos de academias, ou seja, um profissional deve avaliar o paciente antes da iniciação de exercícios físicos e solicitar, se necessário, exames como eletrocardiograma ou teste ergométrico. Gustavo Gouvêa informou que 85% dos casos dos pacientes com covid-19 são leves, de pessoas tratadas em casa e sem gravidade. Para essas pessoas, após o período de 10 a 14 dias, é possível retomar a rotina, inclusive as atividades físicas. Para os 15% que tiveram um quadro clínico mais grave, com hospitalização, é necessário fazer uma avaliação clínica ou cardiológica para garantir que não há nenhuma sequela, especialmente para retomar exercícios físicos. Caso sofra algum mal estar, como dor no peito, procure imediatamente um pronto socorro cardiológico. Se você possuir histórico familiar de doença coronariana, for diabético, fumante, obeso ou possuir colesterol alto, tenha ainda mais atenção.
Isso acontece porque, sabendo que o coração é nosso órgão vital, tendemos a pensar que estamos desenvolvendo uma doença grave e irreversível. Ainda que você esteja se sentindo saudável, é muito importante visitar o cardiologista pelo menos uma vez por ano, principalmente os adultos. Bom mesmo é fazer check-up, uma vez por ano, com ele você poderá ficar tranquilo, pois os exames servem para controlar a boa saúde e rastrear qualquer problema de forma precoce. Como dissemos, a maioria das doenças cardiovasculares se desenvolvem de maneira lenta, progressiva e silenciosa. Além disso, o especialista pode solicitar exames de sangue para que os níveis de glicemia e colesterol sejam acompanhados. Quando não forem registradas alterações em nenhum dos testes, o check-up deve se repetir a cada três anos.
Seu Coração Pede Um Check
O exame de Função Pulmonar é ideal para avaliar todo o sistema respiratório, revelando assim o estado de saúde do pulmão. O paciente irá soprar um tubo ligado a um espirômetro para que a respiração seja avaliada. É um exame indicado para pessoas com qualquer sintoma de doença pulmonar ou que sofrem com tosse crônica.
Já a dor de cabeça específica da covid, que não é semelhante a uma enxaqueca nem a dor de cabeça comum, também pode ser investigada e tratada com medicação. “Na prática, tomar remédios acaba sendo mais fácil que mudar o estilo de vida”, nota o cirurgião cardíaco Fernando Lucchese, da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre. O sumiço dos pacientes das unidades de saúde motivou a SBHCI a lançar a campanha O Infarto Não Respeita Quarentena. Um ano e seis meses depois do início da pandemia, o número de procedimentos de emergência, pelo menos em hospitais da rede pública, está mais próximo do normal.
Traz dados, estatísticas, contexto histórico, além de histórias de personagens que são afetados ou têm relação direta com o tema abordado. É a interpretação da notícia, levando em consideração informações que vão além dos fatos narrados. Faz uso de dados, traz desdobramentos e projeções de cenário, assim como contextos passados.
A Importância Dos Exercícios Físicos Na Saúde Cerebral
É um exame de imagem acessível e indolor realizado por um transdutor que detecta alterações na estrutura anatômica e também no funcionamento de diversas estruturas do corpo. Assim, este exame de diagnóstico utiliza ecos gerados para verificar todos os órgãos do corpo. Além disso, esse exame pode ser utilizado para investigação de sintomas como alterações visuais súbitas ou tonturas. O Dr. Harry Correa Filho, cardiologista da Clínica Unicardio em Florianópolis, explica o que você deve observar desde a sua primeira consulta ao cardiologista até as visitas regulares a partir da vida adulta, para homens e mulheres. Dores de cabeça anormais, sem origem neurológica, oftalmológica ou de sinusite. A dor anginosa típica, aquela que nos faz pensar na iminência de um infarto, tem caráter opressivo, isto é, transmite uma sensação de pressão.
Links Importantes
As doenças cardíacas estão cada vez mais frequentes e complexas em todo o mundo, o que faz aumentar ainda mais a importância do trabalho do médico cardiologista e garante oportunidades profissionais interessantes a quem seguir essa carreira. O cenário de taquicardia pode ser causado por algum problema que leva o coração a tentar compensar o bombeamento. Para quem tem alguma doença de nascença ou que desenvolve durante a infância ou juventude, a ida ao médico deve começar com o surgimento do problema. Nesses casos, minha recomendação é fazer visitas a cada 6 meses ou conforme a indicação do especialista.