Live analisa o mercado das lavanderias industriais e domésticas

O modelo da Lavanderia 60 Minutos opera sem a necessidade de colaboradores, utilizando tecnologia desenvolvida pela Ikli Tecnologia, também do Grupo Hi. O sistema inclui dosagem automática de produtos, telemetria remota e controle de climatização, permitindo operação 24 horas e economia de recursos. A empresa projeta retorno do investimento entre 12 e 18 meses, com lucratividade média de 50% por operação. Quanto as lavanderias hospitalares, apesar das deficiências do setor de setor no Brasil, o país se posiciona como o 8º. O Relatório “Aspectos Fiscais da Saúde no Brasil”, publicado pelo Banco Mundial no final de 2018, revela que o gasto total em saúde no Brasil é de cerca de 8% do PIB; sendo 55% do total gastos privados e 45% de gastos públicos. Associar-se à Abralav proporciona vantagens significativas, como acesso a cursos especializados que ajudam na capacitação da equipe e  treinamentos práticos no laboratório.

Indústria

Somos o player número 1 no Brasil e esperamos um forte crescimento no futuro”, afirma Deniz Yamanel, head global de marketing da UPro. O mercado global de serviços de lavanderia atingiu US$ 104,2 bilhões em 2021, apresentando uma taxa composta de crescimento anual (CAGR) de 2,1% desde 2016, de acordo com um relatório da Research and Markets, que prevê que o segmento atinja U$145,8 bilhões em 2031. No mercado doméstico estãoinseridas as pessoas que preferem levar suas roupas para lavar em lavanderiaspor necessidade ou comodidade. Os serviços normalmente oferecidos pelaslavanderias focadas no mercado doméstico no país são limpeza a seco, limpeza aágua, passagem, tingimento, limpeza de artigos têxteis e do vestuário,inclusive tapetes, cortinas e com menor ocorrência couro e peles e reforma ereparo de roupas. Ao adotar tecnologias e práticas inovadoras, estas empresas reduzem significativamente o seu consumo de energia, estabelecendo novos padrões na indústria e servindo de modelo a ser seguido por outros.

Qual é o ramo de atividade?

Esse crescimento reforça o potencial do setor como alternativa viável para consumidores em busca de praticidade e para empreendedores que buscam negócios resilientes. A expansão das lavanderias self-service no Brasil reflete mudanças nos hábitos de consumo e o interesse crescente de investidores por modelos de negócios enxutos e escaláveis. A Lavanderia 60 Minutos, maior rede do segmento na América Latina, já possui cerca de mil unidades franqueadas em mais de 120 cidades brasileiras, com planos de crescimento nacional e internacional até 2025. O setor de lavanderia está em uma fase de rápida transformação, impulsionado por inovações tecnológicas, mudanças nas expectativas dos consumidores e a crescente demanda por práticas sustentáveis. Discutir o futuro é fundamental para empreendedores e profissionais que buscam prosperar nesse mercado dinâmico e competitivo. Segundo Quezada, os produtos para a rede de franquias 5àsec no Brasil são os mesmos em todos os países em que a empresa opera com pequenas variações.

Escolher o ramo de atividade adequado é o caminho ideal para reduzir erros e ter mais sucesso no empreendimento. Ao todo são três ramos de atividade – indústria, comércio e serviços – que podem se dividir em diversas áreas de atuação. Então, seguindo essa tendência, além de serviços tradicionais como lavagem, passadoria e costura, a principal aposta da Alfa Lavanderia é o delivery com horário agendado, assim o cliente tem total controle sobre a retirada e entrega de suas peças. Ou seja, a proposta de valor da empresa baseia-se na prestação de serviços personalizados para cada cliente.

A empresa também lançou a Unilever Professional (UPro),  braço profissional do grupo de negócios home care da empresa. Focada em aproveitar o enorme potencial oferecido pelo espaço de limpeza profissional B2B, estimado em aproximadamente US$ 55 bilhões até 2026, a UPro está aproveitando ao máximo um mercado dinâmico que se estabilizou em uma linha de base pós-covid mais alta do que o esperado. Os serviços prestados pelaslavanderias, além de práticos, representam uma economia no orçamento doméstico,redução de uso de energia elétrica, além de minimizar o desperdício de água. A indústria da lavandaria está a passar por uma transformação significativa, orientando-se para a sustentabilidade. O conceito de “Empresas Sustentáveis no Ramo de Lavanderias” não é apenas uma tendência, mas uma evolução necessária em resposta às crescentes preocupações ambientais.

Lista das principais empresas de serviços de lavanderia de varejo

Ramo de atividade das lavanderias: conheça o setor.

Os serviços se diferenciam através da especialização, oferecendo opções premium ou ecológicas. No entanto, o setor enfrenta desafios relacionados à conformidade regulatória, variando os regulamentos de saúde e segurança nas regiões e a necessidade essencial de gerenciamento de custos, particularmente em relação a recursos como água e eletricidade. Além disso, a pandemia covid-19 provavelmente impactou a dinâmica do mercado, levando a mudanças no comportamento do consumidor e a preocupações aumentadas sobre a higiene. A integração de tecnologia desempenha uma função crucial, com muitos serviços adotando aplicativos móveis e plataformas on -line para agendamento, pagamento e rastreamento de pedidos, enquanto alguns investem em máquinas avançadas para melhorar a qualidade e a eficiência do serviço. A pressão pela adesão às práticas sustentáveis é crescente  desde a adoção de detergentes ecológicos a técnicas de lavagem que economizam água e energia. Os consumidores estão conscientes das suas escolhas e as empresas que não correspondem podem rapidamente se tornar obsoletas.

Tecnologias como máquinas de baixo consumo e sistemas de reaproveitamento de água são fundamentais para reduzir o impacto ambiental. Além disso, o uso de detergentes ecológicos vem se tornando uma prática comum, reduzindo a poluição das águas e contribuindo para um ciclo de limpeza mais sustentável. Mesmo com o cenário otimista, pesquisas apontam que durante a pandemia o setor de lavanderias sofreu uma retração de 44%, o que torna a longa experiência na área um diferencial importante para o sucesso do novo empreendimento. Ana Cristina conta que dentre os seus 22 anos de experiência, foi professora por 8 anos de uma grande franquia do segmento, a 5àsec, e desde então vem ajudando a profissionalizar centenas de equipes de lavanderias por todo Brasil e até no exterior. Embora apenas 5% da população utilize serviços de lavanderia atualmente, a projeção é de que o número alcance 10% até 2030.

Nesta etapa uma máquina denominada calandra dobra e passa automaticamente peças grandes, como lençóis, por exemplo. Para as toalhas e uniformes são utilizadas máquinas com dobradeiras, que lavam até mil quilos/hora de roupa e que, após a lavagem, são lançadas automaticamente para a fase de secagem. Esses grandes equipamentos são importados principalmente da Alemanha, Holanda, Bélgica, Itália e Espanha. A indústria fornecedora de equipamentos para lavanderias tem muita preocupação em manter-se aperfeiçoada, gerando sempre novidades para o setor, sendo que os últimos 3 anos foram marcados por uma diversificação de ofertas e melhoria de qualidade. O CEO da Lavô, Angelo Donaton, afirma que a utilização de serviços de lavanderia pode trazer economia para os consumidores, especialmente de água e energia.

Ela conta que mesmo com toda a sua experiência, encara essa nova experiência como um desafio inédito em sua jornada. Organizada pela Comissão Técnica de Saneantes do CRQ-SP, a live teve como palestrantes Claudia Meirelles, bacharel em administração de empresas e há 30 anos atuando como consultora da área, e Marcelo Meirelles, diretor da Associação Brasileira das Indústrias de Lavanderias. Uma das dúvidas mais frequentes entre os(as) empreendedores(as) que pretendem entrar para o… Com base nele é definido o enquadramento fiscal da sua empresa, ou seja, quais impostos precisam ser pagos, quais obrigações acessórias transmitidas e quais incentivos fiscais podem lhe beneficiar.

O aumento da renda disponível permite que os consumidores alocem mais orçamento em direção aos serviços de conveniência, incluindo lavanderia de varejo, pois buscam maneiras de simplificar suas vidas. As preferências e comportamentos em evolução do consumidor, influenciados por fatores como conveniência, eficiência e mudanças no estilo de vida, contribuem para a demanda por serviços de lavanderia de varejo. Um dos principais fatores de restrição no mercado global de serviços de lavanderia de varejo são as desacelerações econômicas e as soluções de lavanderia doméstica desses produtos.

Já os formuladores que procuram criar uma formulação de detergente lava- roupas mais robusta, podem utilizar um ingrediente que complemente o STEPANOL® WA EXTRA HA, adicionando uma amina óxida, por exemplo. Neste caso, a recomendação da especialista da Stepan é o AMMONYX® LMDO, uma amida amina que ajuda na estabilização da formulação, enriquecimento de espuma, melhora do desempenho de limpeza e aumento da viscosidade. Para atender a essa necessidade, a Stepan possui uma linha de tensoativos que podem contribuir para formulações de detergente lava-roupas mais sustentáveis. “O STEPANOL® WA EXTRA HA, por exemplo, é um tensoativo aniônico (lauril sulfato de sódio) produzido a partir de álcool graxo de origem vegetal”. A 5àsec, com mais de 500 unidades, é a maior rede de lavanderias do Brasil e somente este ano inaugurou 60 novas operações. As micro e lavar tapetes pequenas empresascontrataram 4.558 novos trabalhadores, enquanto as média e grandesempresas fizeram 899 novas contratações.

O repentino crescimento do mercado refletido pelo aumento do CAGR é atribuído ao crescimento e à demanda do mercado que retornam aos níveis pré-pandemia. Ele falou sobre as águas usadas nas lavanderias, e seus parâmetros, como dureza, nível de ferro e como tratar a água quando a dureza e o ferro estiverem muito altos. “Os parâmetros da água para lavanderia são diferentes da água para consumo humano”, disse. Nesse setor há espaço para químicos quando se pensa em reúso de água, que precisa de filtros, adição de cloro, e que no final pode significar uma economia de 40% nos custos. Outro passo bem importante para definição do ramo de atividade é pensar em médio e longo prazo. A concorrência para o segmento industrial pode ser vencida através da redução de custos dos processos e especialização em soluções para determinados setores empresariais, por exemplo, setor hospitalar, indústria de confecção, hoteleiro, aeroportuário, uniformes.