Vemos um enorme potencial em reunir cada vez mais profissionais, grupos, coletivos, ONGs e outros agentes de transformação que estão pensando no desenvolvimento urbano da cidade de São Paulo e que possam se encaixar nestes pilares. Para realizar o levantamento de dados sobre a mobilidade urbana no Brasil, o Data OLX Autos entrevistou 4.580 pessoas de diferentes regiões do país, coletando informações por meio de questionários online de autopreenchimento, com margem de erro de 1 ponto percentual. Os Parques do Rio, o projeto mais ambicioso, mas também a aposta política mais arriscada do então novo governo, buscou a criação de um parque metropolitano ao longo do rio Medellín, articulador natural do sistema urbano. Este projeto encontra a sua pertinência na medida em que encara um problema estrutural da cidade e serve como ferramenta para redensificar a parte baixa do vale, reduzindo, desta forma, a pressão que a expansão e o crescimento urbano exercem sobre as ladeiras. Recuperando a atenção sobre o rio, essa iniciativa é comparável com a recuperação do rio Mapocho em Santiago do Chile e com o parque linear do rio Manzanares, em Madri.
Para viabilizar essas intervenções, o plano propôs uma operação urbana consorciada no perímetro em estudo, criando uma lei específica que reorganizasse o zoneamento dessa área, trazendo um fundo próprio para concentrar os recursos provenientes da outorga onerosa do direito de construir, por exemplo. O estudo também sugeriu o Front de desenvolvimento e adensamento induzido ao longo da linha férrea, propondo uma reorganização dos coeficientes de aproveitamento, oferecendo maior potencial construtivo no entorno do sistema de transporte. Dr. João Medeiros Filho, onde já há tendência de desenvolvimento a partir dos interesses do mercado imobiliário. Primeiramente, a Zona Norte de Natal, que é uma região com concentração de renda mais baixa do que as demais zonas do município, teve um elevado crescimento populacional nos últimos anos. Ademais, essa expansão foi marcada pela autoconstrução, uma vez que o mercado imobiliário tem baixa atuação na região. Outro dado identificado pelo diagnóstico é o elevado fluxo pendular de moradores da Zona Norte de Natal em direção ao Centro ou Zona Leste da cidade, regiões que concentram os postos de trabalho.
Ao romper a lógica tradicional de espraiamento urbano, que alimenta a demanda por infraestrutura nas franjas da cidade, a iniciativa representa ainda uma significativa economia de recursos para o poder público, que passa a poder investir em habitação de maneira mais eficaz e sustentável. Ademais, é bom lembrar que os custos de construção e manutenção são de responsabilidade de quem propõe o projeto. Muitas empresas têm assumido esse ônus a fim de contribuir com o desenvolvimento da cidade e atrair pessoas para o seu local de atividade. A vizinhança dos parklets também pode colaborar com sua manutenção, já que o projeto traz vitalidade e melhoria da qualidade de vida do seu entorno. Apresentamos a seguir seis princípios de desenho urbano que contribuem para que os cruzamentos viários sejam mais seguros.
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Em vista disso, começam a surgir soluções para reordenar a mobilidade das grandes cidades brasileiras. DOTS é um conceito que promove um desenvolvimento urbano compacto, com mistura de usos do solo (residencial, comercial, serviços, lazer e outros) e densidade orientada pela oferta de estações e rotas de transporte público, principalmente de sistemas estruturantes. Quando aplicado, este conceito torna o acesso às atividades mais planta pronta conveniente e inclusivo, com um ambiente adequado para modos ativos e para o uso do transporte público, devido à proximidade e variedade de atividades existentes no território. Ao permitir que o processo de design oriente o projeto, Jan Kattein Architects conseguiu construir um portfólio de projetos criativos, cada um dos quais aproveitando as oportunidades incomuns e os desafios particulares de seu respectivo contexto local.
Madeira e sustentabilidade, como vai esta relação?
A lei 10.257, de 10 de julho de 2001, conhecida como Estatuto das Cidades, que regulamenta os arts. 182 e 183 da Constituição Federal, e estabelece diretrizes gerais da política urbana, apresenta diversos instrumentos indutores do crescimento urbano e possibilita novos maneiras de pactuar esse crescimento. A demanda do mercado por novas unidades habitacionais não pode continuar sendo aceita como único argumento para justificar a distribuição espacial e a construção de novos prédios, ocasionando expansões exageradas da malha urbana. Uma transformação da paisagem, onde o urbano engole o rural e os espaços verdes e de convivência social.
Ruas completas
Os Jogos Olímpicos de 1992 em Barcelona, por exemplo, foram uma experiência bem-sucedida de cooperação entre diversos atores, de envolvimento do setor privado e de entusiasmo dos cidadãos. O legado foi a criação da consciência da cidade de seu próprio potencial, que abriu portas para realizações que Barcelona continuou construindo por mais duas décadas. Acreditamos que incentivar a sua criatividade, por meio da arte, música e esporte, por exemplo, seja um caminho importante para a melhoria da qualidade de vida e do trabalho de cada um deles. A atividade da incorporação e construção é uma poderosa ferramenta na geração de Impacto Positivo. Nosso negócio tem um ciclo longo, com atuação de diversos parceiros durante um complexo processo que dura muito além da entrega de um empreendimento e o gerenciamento de sua ocupação.
Uma vez obtido o financiamento, a JKA e a Fisher Cheng Architects ganharam em conjunto uma licitação para implementar o projeto. Seus projetos sempre buscam oportunidades para reativar espaços existentes, usar materiais recuperados ou excedentes e explorar redes locais de fornecimento através do projeto, aquisição e entrega. Os espaços projetados são saturados com pesquisas sobre estratégias que contemplam as possibilidades de acomodar mudanças através de modelos flexíveis de projeto para técnicas de construção desmontáveis, que abordaremos neste artigo. O PD deve prever áreas de expansão considerando a infraestrutura que será necessária para acompanhar esse crescimento – em especial de transporte coletivo, capaz de potencializar o desenvolvimento sustentável. Por meio do zoneamento, o PD deve prever áreas com essa diversidade de usos na maior parte da cidade, visando à mescla entre trabalho e moradia e à criação de diferentes centralidades.
A venda do potencial construtivo adicional de construção, através dos Certificados de Potencial Adicional de Construção , é a forma pela qual são gerados os recursos para a implantação das melhorias na infraestrutura urbana propostas neste projeto. O potencial construtivo, a ser utilizado nos lotes ou glebas com grandes possibilidades de transformação através de padrões urbanísticos inovadores, propiciará o surgimento de novas frentes urbanas, bairros desenvolvidos e compactos, dotados de áreas públicas, parques e áreas verdes, servidos por transporte público. Como não há um desenho único para as Ruas Completas, os benefícios também podem variar bastante. A tendência é que esse conceito traga alguns impactos básicos, comuns a todas as configurações, já que elas estimulam melhorias na igualdade, segurança, saúde, tornando os espaços urbanos mais compartilhados e vivos, com muitos benefícios indiretos. Com acesso a ruas mais completas, as pessoas se sentem seguras para adotar padrões de deslocamento mais sustentáveis e com menos impacto climático, como a bicicleta e a caminhada. Há ganhos relevantes de acessibilidade, crianças e idosos se relacionam melhor com a cidade e muitas áreas degradadas podem começar a ser revitalizadas a partir desse conceito de desenho urbano.