Peixes: reprodução, classificação e respiração

Peixes: reprodução, classificação e respiração

Isso porque, de acordo com os registros fósseis, eles são os primeiros Peixe Mosquito vertebrados a surgirem em nosso planeta. Há ovos que são enterrados, outros que são vigiados e outros que permanecem soltos no ambiente. Quanto menor for a proteção, maior a quantidade de ovos postos para compensar e garantir a perpetuação da espécie. O principal papel ecológico dos peixes está no fato de participarem de diversas teias alimentares, como presas ou como predadores.

Todas as aves possuem uma bolsa única, a cloaca, onde desembocam as partes finais do sistema digestivo, urinário e reprodutor. Além disso, essa bolsa se abre para o exterior, eliminando fezes, urina e ovos. Sobre o sistema cardiovascular dos peixes e sua circulação, marque a alternativa incorreta. Marque a única alternativa que apresenta um exemplo de peixe cartilaginoso. V. Apresentam bexiga natatória, que é um órgão oco em forma de bolsa de gás. Apresentam linha lateral, sensíveis às vibrações e movimentos da água.

Como dito acima, eles são um grupo de animais muito biodiversificados. Sendo assim, seus hábitos alimentares são extremamente variados. Boa parte dos pelágicos pequenos, por exemplo, alimentam-se de pequenos organismos que compõem o plâncton, como é o caso das sardinhas. Os peixes pertencem ao Filo dos Cordados e são os vertebrados mais antigos que conhecemos.

II – Os crustáceos adultos não conseguem prender-se à superfície das embarcações. III- Os peixes cartilaginosos podem utilizar essas áreas como refúgio e habitat, por apresentarem bexiga natatória. Nesses animais, a flutuabilidade está relacionada com a presença de gordura no fígado. Já no grupo dos Osteíctes, a boca é frontal, estando localizada na ponta do fuso eu é o corpo do animal. Nesse grupo podemos encontrar algumas espécies que possuem dentes, que em geral são pequenos e cônicos.

Questões comentadas sobre peixes

Nos peixes cartilaginosos, o desenvolvimento é direto e a fecundação é interna. A maioria dos répteis é carnívora, porém existem alguns que são herbívoros e onívoros. Em relação à reprodução, a maioria deles é ovípara, ou seja, a fêmea põe ovos, de onde saem os filhotes. Esses ovos têm casca rígida e consistente, e se desenvolvem em ambiente de baixa umidade. Os peixes representam o maior grupo de vertebrados em número de espécies.

Quais os 4 principais grupos de peixes?

Além disso, apresentam também uma pequena língua na cavidade bucal que pode auxiliar na respiração. A circulação sanguínea dos peixes é fechada, simples e completa. Isso significa que o sangue passa pelo corpo por dentro de vasos sanguíneos e que o coração desses animais apresenta Peixe Guaru apenas duas cavidades, onde passa unicamente sangue venoso. Assim, a respiração branquial ocorre quando a corrente de água entra pela boca e passa pelas brânquias. Lá, o oxigênio diluído na água é absorvido por difusão e segue seu caminho pela corrente sanguínea.

Adaptações dos peixes ao ambiente aquático

Nesses casos, a bexiga natatória está ligada ao início do sistema digestório e funciona como pulmões, realizando as tricas gasosas com o ar. Sendo assim, eles precisam subir à superfície para respirarem e são chamados de peixes dipnóicos. Além disso, no aparelho digestório encontramos esôfago, estômago, intestinos e cecos. Bem como fígado, vesícula biliar e pâncreas como estruturas anexas. Nos peixes cartilaginosos, encontramos uma característica interessante nos intestinos que é a válvula espiral. No interior do intestino desses animais há uma estrutura em espiral que aumenta a área de contato com o alimento.

Fauna – Tubarão

Isso ocorre porque a amônia é um composto que gastaria muita energia para ser metabolizada para poder ser armazenada. Veremos nos próximos tópicos características muito importantes e exclusivas dos peixes, além de saber para quê servem e como eles funcionam. Os osteíctes apresentam, também, dois pares de nadadeiras chamadas de pares, sendo um par de nadadeiras pélvicas e um par de nadadeiras peitorais.

Quanto às nadadeiras, os osteíctes costumam apresentar nadadeiras ímpares, isto é, encontrada apenas uma em cada posição ocupada. Sendo duas dorsais (localizadas uma à frente da outra), uma anal e uma nadadeira caudal simétrica. O mar é considerado a fonte de alimento do futuro, mas seus recursos são finitos.