Qual A Melhor Forma De Estudar E Memorizar?

Qual A Melhor Forma De Estudar E Memorizar?

Ao memorizar determinado conteúdo, o estudante está armazenando as informações através de seu aprendizado, ou seja, ele sabe e entende exatamente o que está sendo gravado em sua memória. Bem diferente do processo de decoreba, em que o candidato apenas grava na cabeça o que precisa, sem ao menos entender ou saber do que se trata o que está sendo decorado. Para obter o melhor das técnicas de memorização e aprendizagem, descansar também é fundamental.

Após fazer a leitura do conteúdo de interesse, releia o assunto em voz alta, isso fará que você preste mais atenção no que está lendo e consequentemente memorizará com mais facilidade. É preciso sempre estar revisitando o material que você tem aprendido. Estabeleça um tempo não muito longo nem muito curto entre uma leitura/treino e outra/o a fim de manter o assunto fresco.

Em vez disso, ele sugere que os alunos utilizem “recordação ativa”, fechando o livro e recitando tudo o que podem lembrar para praticar a memorização a longo prazo. Esse é um fato comprovado cientificamente e que você pode usar a seu favor na hora de fixar o conteúdo de seus estudos. Os mapas mentais e diagramas permitem uma visualização mais ampla do conteúdo. Além disso, enquanto você os elabora, também está absorvendo toda a matéria e oferecendo mais estímulos para a sua memória visual. Utilizar todos os sentidos do seu corpo é uma excelente forma de memorizar as coisas. Desse modo, sempre que possível, faça gravações e depois as escute enquanto faz outras tarefas que não recrutem o nível de concentração que os estudos exigem.

Praticando exercícios, sua mente será mais ativa e terá mais facilidade em assimilar as informações na hora de uma prova e/ou teste. O cérebro não é uma máquina, como estudar ou seja, sua capacidade de memória não é infinita. Porém, para conservá-lo em um bom estado de assimilação e memorização, é preciso mantê-lo sempre bem exercitado.

Qual a melhor forma de estudar e memorizar?

A melhor forma de memorizar o que leu é fazendo marcações e revisões. Estejam sempre com uma caneta na mão para fazer seus resumos. Por exemplo, sabe quando você muda o número do seu telefone e não vai mais precisar se lembrar do número antigo? Então, você acaba esquecendo ele, ou seja, tirando da gaveta e jogando fora. Quando você começar a se lembrar perfeitamente do que foi estudado, você vai perceber que sua mente vai ficar uma bagunça.

Por isso, para memorizar um conteúdo corretamente, é necessário dedicar seu tempo e força de vontade a compreendê-lo de verdade. Cursinho pré-vestibular ou qualquer outra pessoa que esteja disposta a ajudar nessa tarefa. O importante é verbalizar aquilo que você estudou para forçar o seu cérebro a explicar com suas palavras o que entendeu da matéria. Plano de estudos é importante para você conseguir estudar tudo em tempo hábil. Cumpra com o seu plano e com o cronograma para não acumular matérias e precisar correr com o conteúdo.

As 10 principais técnicas de memorização

Antes de tudo é importante saber a diferença entre estudar um conteúdo teórico de um conteúdo prático. Descansar é imprescindível para um bom estudo, mas nem sempre conseguimos dormir o quanto queremos. Outra coisa muito eficiente é estudar em voz alta, se for possível.

Confira quais são as tendências na área da Saúde para ficar por dentro

Além de ler e reler um conteúdo, fazer gravações, ensinar a um amigo e desenvolver resumos, procure fazer exercícios. Que os resumos são fundamentais na rotina de estudos, nem é preciso dizer. Algumas informações ficam mais fáceis de serem visualizadas quando você dá outra cara para elas. Você pode criar gráficos, diagramas ou algum outro tipo de comunicação visual que facilite o seu entendimento e o ajude a se lembrar do conteúdo na hora da prova. Respeite o seu corpo, seja paciente com você mesmo, não faça aquilo além das suas possibilidades, estabeleça metas menores de acordo com as suas limitações.

Os Pilares das técnicas de memorização

Treinar a memória exige bastante comprometimento e disciplina. Por isso, absorver o conhecimento de maneira profunda, sabendo contextualizar e explicar as informações, entendendo o que é estudado, é uma alternativa mais interessante. Após terminar sua sessão de estudos, deixe um tempo para ver novamente o conteúdo durante os primeiros 30 dias isso vai garantir ainda mais a memorização.