O desenho e a escrita são manifestações significativas que surgem naturalmente no decorrer do desenvolvimento infantil. Através de pequenos traçados, a criança representa a sua imaginação e determina textos, reproduzindo detalhadamente figuras que se assemelham ao que ela afirma estar representando. O trabalho consiste na elaboração de um artigo científico teórico acerca da importância do desenho infantil no desenvolvimento cognitivo e sua utilização como recurso pedagógico muldisciplinar na educação infantil. Através do estudo dos materiais literários o presente trabalho tem como objetivo apresentar a importância do desenho no desenvolvimento cognitivo, através de um estudo sobre a história do desenho na sociedade, seu papel no cotidiano e recurso pedagógico de grande relevância no desenvolvimento cognitivo infantil.
A intenção do homem perante a arte, naturalmente, varia de acordo com o contexto em que seu autor está inserido. Por incrível que pareça, até o desenvolvimento social é estimulado e promovido com a ajuda dos desenhos. É no papel que ele pode exagerar nas proporções, traços e demonstrar sua própria percepção do mundo. O lado emocional do seu pequeno também é desenvolvido quando ele se concentra para desenhar e externalizar suas emoções. Em uma parceria entre Google, Disney e a Nasa, Desenhos online o intuito desse desenho é incentivar meninas a se interessarem pelo mundo das ciências e tecnologia desde pequenas. Disponível no Netflix e no Discovery Kids, esse desenho conta com a presença de aspectos culturais de várias civilizações do passado e do presente, auxiliando o público mirim a aprender como é a vida na Índia, na Roma antiga e no Egito, por exemplo.
A arte tem como função expressar a realidade levando em conta a perspectiva de mundo de quem a faz e de quem a observa. Ela pode ser compreendida como uma forma de comunicação que interpreta, questiona e desafia a realidade. O desenho é fundamental para ele, é o suporte que dá estrutura, é o esqueleto para dar sustentabilidade a sua arte facilitando sobremaneira a expressão exata que você deseja transmitir no ato espontâneo do CRIAR. O desenho é um instrumento de comunicação que acompanha a humanidade desde sua existência, ele está inserido em um esquema de representação. É um meio em que o homem expressa seus sentimentos e é capaz de comunicar-se (JUNQUEIRA FILHO, 2005). Na sua concepção pedagógica, o desenho tinha um lugar de enorme destaque no currículo secundário e especialmente no currículo primário, e nenhum educador brasileiro que se tenha dedicado ao estudo do processo da Educação em geral deteve-se tão minuciosamente sobre o ensino do Desenho ou o ensino da Arte como Rui Barbosa (BARBOSA, 1986, p. 44).
Qual a importância do desenho e da pintura na educação infantil?
Basta uma observação reflexiva e minuciosa do desenho e suas características, para poder ajuda-las. Quanto maior o contato entre a criança e o desenho, em suas diversas formas e materiais, mais criatividade e prazer sentirá em se expressar, a partir de desenhos. O desenho é o resultado da percepção da criança a respeito das coisas, sendo, também, o meio que a criança usa para se expressar. O desenho é, portanto, a construção e a interpretação de um determinado objeto pela criança, que interage com ele, decompondo-o e recompondo-o para conhecê-lo. Ao desenhar representa as informações que assimilou de seu meio, integrando-as e organizando-as num todo coerente, estruturando seu pensamento.
Estágios do desenho infantil
Diferencia-se da pintura e da gravura, por ser considerado tanto como processo quanto como resultado artístico, uma obra bidimensional composta por linhas, pontos e formas. Desenvolvimento da coordenação motora Ao aprender a desenhar e a colorir a criança aprende a controlar os movimentos da sua mão corretamente, aperfeiçoando o que desenha, melhorando a coordenação motora fina. Sem contar que o ato de colorir ativa zonas nos cérebro que mexer com o celular ou no tablet não são acionadas. É assim que, por meio do desenho, a criança cria e recria individualmente formas expressivas, integrando percepção, imaginação, reflexão e sensibilidade, que podem então ser apropriadas pelas leituras simbólicas de outras crianças e adultos. Quando falamos de desenvolvimento infantil, a importância do brincar livre se destaca porque estimula, de forma integral, os aspectos social, emocional, físico e intelectual.
Outros pontos relevantes e que devem ser mencionados são a criatividade e a imaginação, que podem ser extremamente exploradas nessa fase da vida. Portanto, seria de bom tom estimular as crianças com algo que realmente vá agregar sentido e aspectos salutares em seu desenvolvimento como pessoa. Derdyk destaca (1994), que o ato de desenhar impulsiona outras manifestações, que acontecem juntas, numa atividade indissolúvel, possibilitando uma grande caminhada pelo quintal do imaginário. Dessa forma o desenho constitui a expressão da visão de mundo que cada criança possui, pelo desenho ela desenvolve suas potencialidades manifestando suas reflexões. Conforme o ponto de vista do autor, o desenho está intimamente ligado com o desenvolvimento da escrita, exercendo na criança uma verdadeira fascinação sobre a possibilidade de criar e recriar individualmente formas expressivas, integrando percepção, imaginação, reflexão e sensibilidade, e podem então ser apropriadas pelas outras leituras simbólicas.
Edwards, Gandini e Forman (1999) demonstram que as crianças percebem quando os adultos se interessam pelo que elas fazem e consideram seus trabalhos expressando juízos de valor sobre eles. Deve-se então valorizar a construção do conhecimento como foco principal da atividade, comunicando um sério e sincero interesse pelas ideias das crianças em suas tentativas de se expressarem. Meredieu (2006) denomina essa fase inicial, que antecede ao grafismo, de fase da pré-história do desenho infantil ou fase do desenho informal.
Os traços, os rabiscos, as garatujas presentes ali, trazem a tona desejos interiores, comunicados, impulsos, emoções e sentimentos. Após o aprendizado da escrita, pouco a pouco o desenho infantil deixa de ser esquemático e generalizante como a palavra, para tornar-se cada vez mais comprometido com detalhes que provoquem a ilusão de plena visualidade de um objeto particular. O desenho é uma atividade que solicita a presença da criança em sua inteireza, pois ao realizar uma produção gráfico-plástica esta favorece a comunicação entre os aspectos afetivos, motores e cognitivos. Portanto mesmo que não seja sua intenção, ao desenhar a criança está contando um pouco de si, expressando seus gostos e suas preferências.
Noções de moral e sociedade também podem ser ensinadas por desenhos animados
Aos 3 anos de idade, a criança já consegue perceber os acontecimentos ao seu redor e os desenhos animados podem ajudá-lo a compreender todos os detalhes. Além disso, a criança será muito mais sociável e poderá interagir bem com outras pessoas e animais. Em relação às emoções, uma alta incidência de raiva foi encontrada após o contato com os desenhos animados.
“Ao usar o lúdico, você consegue fomentar aprendizados importantes, trazer questões e novas perspectivas, mas sem perder o encantamento e a curiosidade, permitindo que a criança explore sua imaginação e crie suas próprias expectativas sobre aquilo que está assistindo”, afirma, Thelma Oliveira, coordenadora pedagógica da EvoBooks. De acordo com Derdyk (1994, p.24), “objetos, pessoas, situações, animais, emoções, ideias, são tentativas de aproximação com o mundo. Neste sentido, é possível explanar por inúmeros caminhos reflexivos sobre a importância do desenho e da arte no desenvolvimento humano e mais detidamente ao desenvolvimento infantil, sendo que neste estudo o foco estabelecido centra-se na importância do desenho no processo de desenvolvimento da criança dentro do ambiente escolar e a utilização deste recurso na sala de aula e a multidisciplinariedade na educação infantil. Esta atividade envolve a coordenação entre os olhos e as mãos, necessitando de movimentos precisos e controlados para segurar o lápis, fazer traços e preencher formas. À medida que as crianças desenham, elas aprimoram a coordenação motora fina, que é crucial para tarefas diárias como escrever, cortar com tesouras e abotoar roupas.
O processo de expressão com desenhos na educação infantil deve estimular o uso de suas mãos e de seus dedinhos para que atinjam o resultado que elas mesmas queiram nas artes escolares. Por meio da expressão artística do desenho infantil, as crianças conseguem compreender suas próprias emoções, desejos e medos. É pelo desenho que os pequenos compreendem o mundo ao seu redor, já que ainda não dominam a linguagem escrita. A partir do momento que uma criança tem a intenção de reproduzir graficamente um modelo evocado, o desenho torna-se uma imitação ou imagem, ainda que a expressão gráfica dela não se assemelhe com o objeto que está sendo desenhado.
São traços, inicialmente, desordenados e que os adultos não conseguem entender, embora para elas tenham um significado. De fato, ao desenhar, os pequenos empregam um esforço motor e imaginativo que contribui para que elas desenvolvam o foco. Com isso, elas desenvolvem um maior poder de observação e aprendem a relacionar informações dentro de um mesmo plano.