As panelas e frigideiras antiaderentes devem passar por alguns cuidados antes de serem utilizadas pela primeira vez. Para lavá-las use sempre uma esponja macia e detergente neutro. Depois de enxugar com um pano limpo e seco, unte a parte interna com óleo e coloque no fogo baixo por cerca de 2 minutos.
Esses itens coloridos são lindos e charmosos, mas precisam de atenção na hora de limpar. Em geral, recomenda-se deixar de molho com bicarbonato de sódio e vinagre por 12h. Se a panela for esmaltada, faça o molho por mais ou menos duas horas com água e um pouquinho de alvejante. É possível, mas não recomendado, realizar essa retirada de teflon em casa, mas cuidado para não machucar as mãos. Usando luvas de borracha para proteção, coloque a panela submersa em água quente e soda cáustica em um balde grande.
Sempre é preciso fazer a cura antes do primeiro uso?
Panelas antiaderentes precisam de cuidado extra por causa da camada superficial responsável por não deixar os alimentos grudarem. Com o uso incorreto, essa película pode descascar e prejudicar a sua função e a saúde de quem usa, por isso, o ideal é mexer os alimentos com colheres de pau, de silicone ou utensílios de plástico. Nunca de ferro ou aço inox e evite usar facas para cortar alimentos dentro da panela. Um dos lugares mais usuais e tradicionais para organizar as panelas é abaixo da pia.
Saiba como aumentar a vida útil das suas panelas
De fato, panelas de cerâmica são um charme à parte e um dos sonhos de consumo de quem adora estar na cozinha. Veja nossas recomendações para que seus utensílios continuem fazendo pratos deliciosos e saudáveis para a família toda. No Shoptime, você encontra os melhores do mercado. Se preciso, umedeça o pano novamente com o polidor. Para evitar que algumas gotas de água fiquem no fundo, basta remover o excesso com um pano limpo e, depois, levar ao fogo até que toda a água evapore. Para o processo de cura, você vai precisar estar com a panela limpa e usar um fio de olho.
Como limpar grelha de fogão: veja o passo a passo para deixar o item brilhando
Como sempre há panelas que usamos mais do que outras, a primeira dica é fazer uma triagem, ou seja, verificar aquelas que realmente ficam em uso e estão em boas condições. “Se você tem uma panela de um jogo, mas nunca usou, provavelmente não vai utilizá-la”, diz Kalinka. Limpeza- A sugestão da consultora é ter duas esponjas na pia – uma para itens do dia a dia, como copos, pratos e talheres, e a outra para panelas, que costumam ter mais gordura.
Não há como negar que investir em panelas novas anima muita gente a cozinhar com mais frequência. Porém, antes de começar o preparo dos pratos, é preciso aprender como curar panela para evitar que os alimentos Tipos de panelas grudem no fundo. Essa técnica ainda ajuda a aumentar a durabilidade do utensílio. TriagemSeja qual for o modelo ou material, é importante armazenar corretamente as panelas para que durem por mais tempo.
Depois desses passos a sua panela nova estará pronta para o uso. Mesmo com o nome, até as panelas antiaderentes podem ficar engorduradas ou com restos de comida grudados no fundo. Nesse caso, não use palhas de aço ou esponjas abrasivas para esfregá-las e siga o passo a passo que acabamos de ensinar. Se algo grudou no fundo da sua panela, o ideal é não usar utensílios pontiagudos (como facas) para tentar tirar o alimento queimado. Aposte em utensílios de plástico ou silicone e, em caso de dificuldade, deixe a panela de molho em água morna e detergente, isso vai amolecer a comida e facilitar a limpeza. Dessa forma, você pode lavar a panela normalmente e sem perigo de danificar o revestimento.
Aprenda como fazer na prática e cuidar bem de diferentes materiais. Em outras palavras, a cura é feita para “selar” a parte interna da panela, servindo como uma proteção e, por consequência, melhorando a funcionalidade e a durabilidade do produto. Sim, a cura da panela deve ser feita antes do primeiro uso, isto é, antes de ter contato com qualquer tipo de alimento. Usando as técnicas corretas é possível remover todos resíduos de alimentos sem precisar perder o fôlego de tanto esfregar. Assine nossa newsletter e receba dicas exclusivas de cuidados e truques dos especialistas Cada Casa Um Caso.
A seguir, confira dicas preparadas pelo Shoptime para que o seu jogo de panelas dure por muito tempo – e em bom estado. Panelas com revestimento interno de cerâmica- Para a limpeza da panela com revestimento interno de cerâmica, os cuidados são os mesmos da panela antiaderente. Mas, por ser mais resistente, é possível esfregar um pouco o lado cerâmico com cuidado – afinal, também é um revestimento e deve ser preservado. O ferro oxida em contato com a água e cria pontos de ferrugem. Para evitar que isso aconteça, é importante secar bem e guardar as panelas de ferro em armários que não tenham umidade.