Com isso, tanto os processos de trabalho quanto as interações entre as pessoas passaram por mudanças. O contato físico deixou de existir e a adaptação para reuniões online e gestão remota tornaram-se a pauta do momento. Nesse sentido, a comunicação interna passou a ser ainda mais estratégica, pois o desafio maior era manter os colaboradores engajados e informados, sem a dinâmica presencial. Os líderes são a principal referência dos profissionais e um dos pontos de contato mais importantes para o reforço de mensagens-chave e engajamento dos times.
No entanto, a adaptação positiva do público a respeito dessa novidade é um importante sinal para as empresas. Afinal, nada impede que aconteça uma coexistência entre o modelo presencial e virtual. A chefe de marketing de produto global da IBM Watson Media, Stacy Nawrocki, levantou uma questão importante.
A partir da nossa expertise em Planejamento de Comunicação, Estratégia e Gestão de Projetos, desenvolvemos diversos materiais educativos para sua empresa. Avalie o Grau de Integração da Comunicação da sua empresa e obtenha insights estratégicos.
Diversidade e inclusão no marketing
Embora o consumo já tenha melhorado, principalmente nas compras online, o ambiente econômico no Brasil segue desfavorável, com o dólar e a inflação em patamares altos. A realização de eleições em 2022 tende a trazer ainda mais instabilidade política e econômica. Agora, o conteúdo que vai se destacar em 2022 é aquele que for produzido com embasamento, a partir de análises e exemplos da realidade. Criar relações próximas e diretas com os consumidores provavelmente é a melhor saída para lidar com um “cookieless future”, embora o mercado ainda tenha muito a discutir sobre esse assunto em 2022. No marketing, os eventos híbridos, realizados presencialmente e transmitidos online, também devem ser uma tendência.
Apesar das diversas ferramentas disponíveis no mercado, originárias do avanço digital, muitas companhias ainda não investem o suficiente em canais adequados, prejudicando a comunicação entre empresa, colaboradores e clientes. A comunicação corporativa de uma empresa é cada vez mais importante para criar uma boa imagem da marca e apresentar seus produtos e valores, visto que se trata de um conjunto de ações e processos aplicado com o intuito de se fortalecer no mercado. 3 – Criação de conexão com colaboradores remotos – Sim, isso já está acontecendo. O que se viu até agora foi que há uma manutenção de comunicação efetiva, mas entre silos. As equipes de áreas diferentes não se comunicam e a companhia acaba sem unidade.
A comunicação integrada é aquela capaz de transmitir de forma clara atodos os públicos de interesseda empresa o que ela produz, quem ela é e no que acredita. Um dos seus maiores desafios é alinhar as mensagens de conteúdo institucional e mercadológico. A tese de que o cliente paga pela experiência exige cada vez mais esforços e criatividade das empresas. O digital pode não ser mais novidade para muitas, mas garantir a lealdade do consumidor, ainda mais exigente, requer também profissionais e organizações que priorizem a inovação e o planejamento. Não se trata apenas de técnicas e ferramentas, o que também é essencial, mas habilidades que exercitam o pensamento estratégico com foco no desenvolvimento e na saúde financeira das corporações.
Shoppings precisam ir além de lojas e praça de alimentação
Acabam de ser divulgados os resultados da sexta edição da Pesquisa de Tendências em Comunicação Interna, desenvolvida pela Ação Integrada em parceria com a Associação Brasileira de Comunicação Empresarial – Aberje. A trilha segue uma sequência lógica, iniciando no reconhecimento dos líderes como agentes de comunicação, passando pelo entendimento da importância da comunicação e concluindo com dinâmicas, atividades e ferramentas comunicacionais. “Uma jornada que reflita a cultura e os valores da organização, com congruência, coerência.
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Por isso, o marketing também precisa ficar de olho na economia, na alta dos preços e nos hábitos de consumo dos brasileiros, que afetam o caixa das empresas. whatsgb.com.br/whatsapp-gb-pro/ Em 2022, esse cenário pode afetar os investimentos em marketing e publicidade. A empresa programa perguntas e respostas para as interações com os clientes.
É necessário que as organizações saibam como resgatar a vivência e como ressignificar esse novo momento, dando sentido à convivência em espaços físicos, resgatando rituais, canais e o fortalecimento da cultura. Para quem achou que as mudanças acabaram e todos já estão totalmente adaptados, queremos chamar a atenção para os possíveis desafios que as organizações podem enfrentar em 2022. Esse passo é muito relevante para constatar quais as tecnologias são necessárias para atingir as pessoas no momento ideal e de forma consistente. Se isso for ignorado pelos gestores, a empresa terá problemas com engajamento e baixa produtividade. Para reduzir ao máximo a possibilidade de ruídos, a recomendação é que o setor de comunicação tenha um bom alinhamento com as demais áreas. Assim, torna-se mais fácil elaborar um conteúdo que seja didático e claro para todos.