Tesouro direto: o que é e como investir

Conforme os dias passam, a alíquota vai caindo, até ficar isenta após o 30º dia. Se você decidir deixar seu dinheiro aplicado por pouco tempo, vai pagar IOF (Imposto sobre Operações Financeiras). Isso porque aplicações de até 30 dias estão sujeitas à cobrança deste imposto. Isso porque o rendimento está atrelado a um indexador da economia – geralmente um CDI (Certificado de Depósito Interbancário), também chamado de taxa DI (abaixo você fica sabendo como funciona o rendimento atrelado a essa taxa).

O Nubank tem se destacado no mercado financeiro digital pela sua praticidade e opções de investimentos que rendem atrativos percentuais. A modalidade mais conhecida é a renda da conta corrente, que rende 100% do CDI, uma taxa que regula os empréstimos entre os bancos. O CDB (Certificado de Depósito Bancário) é um investimento em renda fixa, ou seja, com regras de remuneração definidas no momento da compra do título. Isso quer dizer que o investidor sabe com antecedência a fórmula para o cálculo da remuneração e qual o prazo para obtê-la.

Esse título é uma ótima alternativa para quem quer aliar alta liquidez e baixa volatilidade no valor do papel. O dinheiro investido tem rentabilidade diária e rende mais que a poupança. Esse guia do tesouro direto detalha mais abaixo cada um dos títulos. O investidor, comprar títulos do governo, empresta seu dinheiro para o governo brasileiro e, em contrapartida, recebe o compromisso de receber seu investimento de volta com juros.

Tesouro Direto: Guia Completo para Investir em Títulos Públicos

O Certificado de Depósito Bancário (CDB) é um investimento em renda fixa oferecido por instituições financeiras. Com essa aplicação, os bancos captam recursos para financiar as suas operações e serviços e, em troca, pagam uma parcela de juros pelo “empréstimo”. O Tesouro Direto caiu no gosto dos investidores brasileiros nos últimos anos, ao oferecer uma combinação de rendimentos superiores à poupança, facilidade na compra e venda de títulos públicos e baixo risco. CDBs com liquidez no vencimento só permitem o resgate na data de vencimento do título. Esses CDBs geralmente oferecem taxas de rentabilidade mais altas, pois exigem que o capital permaneça investido por um período mais longo. São melhores para quem não vai precisar resgatar entre médio e longo prazo.

Para as aplicações atreladas à Selic – que são pós-fixadas – a marcação é menos relevante. Seu objetivo é permitir que pessoas físicas comprem títulos públicos federais de forma simples e com valores que cabem no bolso da grande maioria melhores plaraformas para opções binárias da população. CDBs pagam Imposto de Renda e seguem a tributação regressiva, a mesma que incide, por exemplo, sobre o Tesouro Direto. Por essa regra, aplicações de até 180 dias sofrem uma tributação de 22,5% sobre o rendimento.

Como que funciona o investir?

Dividend Yield é um indicador que mostra a relação entre dividendos e o preço das ações de uma empresa. Cabe ao Tesouro Direto suspender as negociações a qualquer momento e por tempo indeterminado, se julgar necessário devido às condições de mercado. Vale destacar que no Tesouro Direto há como fazer simulações de campanhas, para ter uma ideia de quanto seria necessário arrecadar para poder custear integralmente a educação do filho, ou ente querido.

Rentabilidade

No app PagBank, por exemplo, você tem a opção de investir em CDBs online, com processos rápidos e intuitivos, adequados mesmo para quem está começando no mundo dos investimentos. Investir no CDB é uma forma de emprestar dinheiro para o banco, que utiliza esse montante para financiar suas operações e depois paga o investidor com juros. Com isso, é garantido o chamado ganho real, já que a rentabilidade sempre supera a inflação. Assim, o investidor não “perde dinheiro” devido à mudança do IPCA e nem fica no “zero a zero”.

CDB XP 230%: como funciona?

A proposta é que este título possa complementar a renda do INSS, e não substituí-la. A Selic tende a ser ajustada a cada 45 dias, quando o Banco Central revisa seus valores. As mudanças raramente são maiores do que 0,5 pontos percentuais (p.p), o que garante alguma segurança quanto aos valores da aplicação. Então, sacando o dinheiro com um dia de investimento, por exemplo, a tributação será de 96% sobre o rendimento.

E então, conseguiu entender mais sobre o que é e sobre como funciona o Tesouro Direto? Deixe abaixo suas dúvidas ou comentários sobre essa plataforma de negociação de títulos do Tesouro Nacional. Em casos de oscilações intensas nos preços em um curto período de tempo, o Tesouro pode interromper o mercado para impedir que transações sejam realizadas com preços defasados ou que não correspondam aos negociados no mercado. Por fim, e não menos importante, é sobre a rentabilidade do Tesouro Direto. Afinal de contas, todos aqueles que realizam qualquer investimento está interessado no lucro que ele pode oferecer.

A rentabilidade de um Certificado de Depósito Bancário (CDB) depende da taxa de juros e do percentual do CDI que o título oferece. Os CDBs híbridos combinam uma taxa fixa com a variação de um índice econômico, geralmente relacionado à inflação, como o IPCA. Isso significa que o retorno do investimento varia de acordo com o comportamento desse índice ao longo do tempo. Normalmente, a remuneração é expressa em um percentual do CDI, como 100% do CDI, por exemplo. O Certificado de Depósito Bancário (CDB) é um investimento de renda fixa emitido por instituições bancárias. Sim, é necessário informar os investimentos no Tesouro Direto na sua declaração de Imposto de Renda, mesmo que os rendimentos só sejam tributados no momento do resgate.

Em resumo, o investimento em CDB rende mais que 2,6 vezes (269%) o que a poupança renderia no mesmo período de 2 meses. Além disso, com o programa de indicação da XP Investimentos, após três ou mais indicações transferirem a partir de R$3000, você ainda possui acesso ao CDB 400% Bruto. Como pontos de atenção, o sócio e head de operações da Semeare Investimentos levanta que é preciso pensar no motivador de uma pessoa aderir à opção. Até porque a inadimplência, de certa forma, não é o ‘fim do mundo’ para os bancos. Além de rentável, a aplicação também é segura, uma vez que tem cobertura de até R$250 mil do Fundo Garantidor de Crédito.