Vantagens e desvantagens de comprar livros online e em livrarias

Vantagens e desvantagens de comprar livros online e em livrarias

Ao fazer compras pela internet, o consumidor não consegue usar nada além da visão. Além disso, ele tem acesso a todos os recursos capazes de otimizar a estruturação de uma loja online eficiente de modo gratuito. Outro aspecto positivo desse modelo de venda é em relação aos custos fixos. Imagine uma loja física de placas de sinalização localizada em um bairro conhecido da cidade.

Mas antes de pensar em contratar uma plataforma de mercado eletrônico, o ideal é entender o que esse serviço pode te oferecer, como as suas funcionalidades e layout, e se estão de acordo com o que você está procurando para a sua loja. Grandes e-commerces investem pesado em anúncios e outras estratégias de marketing digital. Normalmente faz parte de programa divertido, um passeio, um momento de lazer, que agrega outros fatores, como um almoço, café ou cinema. Em uma loja física existe a possibilidade de negociar descontos, ofertas, condições especiais de pagamento e parcelamento, tudo diretamente com o vendedor e baseado em um diálogo claro.

Desvantagens:

Para o cliente, comprar não tem horário, dependerá exclusivamente da disponibilidade do consumidor, pode ser antes do trabalho ou de madrugada, quem escolhe o horário que lhe é conveniente é o próprio cliente. Isso não significa que essas pessoas não decidem comprar em loja virtual. Mas significa que, muitas vezes, têm dúvidas sobre qual é o melhor canal de compras e, inclusive, têm dificuldade de pesquisar preços na web e de navegar em alguns sites. No Brasil, o início do comércio eletrônico remete ao final dos anos de 1990 e início dos anos 2000.

Quer ter um negócio online?

Como no ambiente online não há interação pessoal com vendedores, é indispensável garantir um atendimento impecável. No final, pense, sobretudo, no perfil do seu cliente e vale a pena, inclusive, considerar uma estratégia multicanal para ter maior alcance. Por exemplo, uma loja no Facebook ou no Instagram não demanda a mesma energia de manutenção na criação de um site. Desse modo, ele pode devolver o produto sem custo nenhum, sem apresentar nenhuma justificativa desde que este esteja em perfeito estado. Além disso, na página de cada produto é primordial que todas as informações estejam descritas de modo esclarecedor.

Nas lojas físicas os clientes saem com o produto em mãos, mas nas lojas virtuais precisam esperar pelo envio da compra. Lojas físicas, mesmo com smartphones e acesso à internet entre a maioria dos brasileiros. É o que revela uma pesquisa publicada no início deste mês de outubro pela MindMiners, com dados coletados entre julho e agosto. Com o crescimento do comércio eletrônico, as opções de fraudes digitais também cresceram, um ponto pelo qual muitas empresas temem ingressar no setor, pelos custos que isso pode significar, por exemplo, com os estornos.

vantagens e desvantagens de comprar pela internet

O mundo do e-commerce não possibilita isso, o que pode ser um empecilho para alguns produtos e consumidores. Além disso, as lojas virtuais possibilitam a compra 24 horas todos os dias, o que possibilita mais e mais descontos, como cupons ou até mesmo dinheiro de volta, que é o caso do conhecido cashback. Eu particularmente sempre gostei de comprar em livrarias, mas infelizmente o valor é muito gritante para os sites então posso dizer que 95% das minhas compras são online. Você não está limitado a um espaço geográfico, até onde podem chegar seus produtos e serviços é uma decisão da sua empresa. Nossa plataforma inovadora permite que compradores, em todo o mundo, adquiram um endereço de entrega na Austrália e economizem tempo e dinheiro ao encaminhar encomendas para seu país de maneira fácil e segura.

Loja física ou online: vantagens e desvantagens na hora de comprar

O cliente pode ficar inseguro por ter pago o produto e não poder ter em mãos de imediato. Ainda existem muitos clientes que não se sentem seguros de informar seus dados pessoais ou bancários, número do cartão de crédito, etc. Contratar uma empresa especializada no assunto é muito importante, levando em consideração que devem ser realizados protocolos de segurança para proteger os dados dos clientes.

Atrair e fidelizar clientes no e-commerce envolve uma série de técnicas e ferramentas de marketing digital que quem trabalha exclusivamente com varejo físico terá que aprender a usar. Mas é bom lembrar que existem vantagens e desvantagens em ter um estabelecimento como este. Dessa forma, o cliente pode conversar com o vendedor, Oferta Livre explicar suas necessidades, esclarecer dúvidas, ouvir dicas e sugestões. Apenas na loja física o cliente pode ter uma experiência completa com o produto. Incluindo a avaliação do tamanho, percepção do material, o toque, o perfume ou o sabor. O comércio eletrônico no país vem apresentando forte crescimento nos últimos anos.

É preciso entender que não há mais diferença entre loja física ou loja virtual, o cliente conhece o produto na loja física e tem a possibilidade de comprar na loja virtual, e vice-versa. Vale reforçar que muitas empresas estão utilizando, cada vez mais, os dois canais de venda, visando atender todas as necessidades dos clientes. As vantagens de fazer compras online se tornaram os principais precursores do grande aumento de lojas online. Comprar pela internet tornou-se um hábito e cada vez mais pessoas são adeptas do comércio eletrônico hoje em dia.