O limitador de velocidade, por sua vez, é um dispositivo montado no piso da casa de máquinas, constituído basicamente de polia, cabo de aço e interruptor. Assim sendo, quando a velocidade do carro ultrapassa um limite pré-estabelecido, o limitador aciona mecanicamente o freio de segurança e desliga o motor da máquina de tração do elevador. Já para os elevadores eletromecânicos, o principio de funcionamento também é bastante simples, onde, a cabina é sustentada por cabos de aço. Hoje, caso ocorra o rompimento de todos os cabos de aço (algo pouco provável que aconteça), um sistema de freio entra em ação. A polia começa a girar mais rápido, ativando um regulador que a trava e aciona logo em seguida um conjunto de travas na cabina.
Os primeiros elevadores foram criados pelo engenheiro e matemático Arquimedes no ano de 236 a.C., mas foi somente por volta de 1852, com o americano Elisha Otis, que os elevadores parecidos com os modelos atuais surgiram. Alguns anos mais tarde, em 1930, foram criados os elevadores do tipo automático. Outra preocupação dos passageiros de elevadores diz respeito à possibilidade de ficarem trancados no equipamento.
Para quem está começando, pode preferir o elevador hidráulico – um modelo mais compacto e econômico. Dessa forma, o elevador é formado por um sistema que, quando injetado óleo no interior de um pistão, permite que o elevador suba ou desça. Essa situação pode ocorrer em função da falta de energia ou quando os elevadores não recebem a devida atenção com relação ao processo de manutenção.
O grande “comandante” de qualquer elevador moderno é o painel de controle que ele possui. Você encontra o motor na casa de máquinas, aquele quartinho trancado que costuma ficar fora do alcance da visão nos prédios. No entanto, em elevadores modernos, o motor Monta Carga é mais compacto e aparece instalado sobre o contrapeso. O freio de segurança é um dispositivo fixado na armação do carro, destinado a pará-lo de maneira progressiva ou instantânea, prendendo-os às guias quando acionado pelo limitador de velocidade.
Elevador residencial: tudo o que você precisa saber sobre esse equipamento
O rei Luís 15 da França possuía um “elevador pessoal”, onde tinha uma cadeira que o levava até o quarto de sua amante. Ambos os elevadores são fabricados hoje com alta tecnologia, seja no Brasil ou no exterior. O elevador eletromecânico tem como vantagem a resistência e a tradição no mercado. Toda essa estrutura é que possibilita a esse meio de transporte a liderança no ranking de segurança em todo o mundo.
Quando foi inaugurado o primeiro elevador de passageiros?
Este motor pode estar na casa de máquinas ou sobre o contrapeso, considerando que existem vários tipos de elevadores e alguns não têm casa de máquinas. O elevador é sustentado geralmente por 6 a 8 cabos de aço (cabos de tração), que ligam a cabina a um contrapeso feito por chapas de metal ou concreto, passando por uma polia que previne o desgaste do material. Entre outras funções, ele calcula o peso máximo suportado pelo cômodo, diminui a velocidade na proximidade do andar selecionado e controla as portas automáticas. As versões mais modernas traçam a rota mais lógica a ser seguida – antes, o elevador sempre subia até o topo e descia até a base.
Quando acaba a energia as pessoas ficam no escuro e sem ar dentro da cabine?
Antigamente, o elevador subia até o último andar para começar a descer os andares. Hoje em dia isso não é mais necessário, e é possível entregar uma locomoção mais rápida e ágil. Primordial para edificações com mais de dois pavimentos, é de extrema importância e necessidade para o transporte de pessoas e materiais. De acordo com leis vigentes, estes equipamentos devem possuir manutenções periódicas para segurança dos seus usuários, garantindo longevidade e bom funcionamento do equipamento.
Já se perguntou como funciona esta invenção fantástica e útil, que permite que você suba ou desça de modo rápido e seguro os andares de um edifício? Seja em um prédio comercial, residencial ou até mesmo industrial, ele agiliza a locomoção de pessoas e ajuda o transporte de cargas. Ele também vai traçar todas as rotas de acordo com as solicitações dos passageiros.