Em 2019, Sorocaba passou a ser a primeira cidade do interior de São Paulo a possuir um hospital com o selo Joint Commission International (JCI), respeitado em todo o mundo e referência em saúde e segurança dos pacientes. Com o investimento dedicado a essa área e a infraestruturas dos hospitais, você terá profissionais qualificados e ambientes preparados para cuidar de você e da sua família. Séculos se passaram e tivemos um grande desenvolvimento na alfabetização dos moradores da cidade. Hoje, Sorocaba possui escolas de todos os níveis e ganhou o nome de “Cidade das Escolas e das Indústrias”.
Por volta de 1589, Afonso Sardinha, “O Velho”, seu filho homônimo conhecido como “O Moço” e o técnico em Mina, Clemente Álvares estiveram no morro Araçoiaba à procura de ouro. Encontrando minério de ferro, imediatamente comunicaram ao Governador Geral o achado. Em 1599, aqui esteve o Governador D. Francisco de Souza, levantando um Pelourinho, símbolo do poder real, na nova Vila de Nossa Senhora de Monte Serrat e mandando mineiros explorarem os córregos, rios e montanhas da redondeza, em busca de ouro.
O novo prédio foi construído por João Batista Corrêa e completado pelo Coronel Francisco Gonçalves de Oliveira Machado, concluído em 26 de julho de 1862. A região onde hoje se encontra Sorocaba era habitada por indígenas tupis-guaranis antes da chegada dos colonizadores portugueses. Com a expansão da colonização, a área foi ocupada por bandeirantes paulistas que buscavam ouro, prata e mão de obra indígena. As chaminés apagaram, foram substituídas por altas caixas d’água, nas novas indústrias metalúrgicas.
Com 154 anos, o prédio utilizado pela Câmara Municipal,até outubro de 1999, constitui-se no único patrimônio teatral da cidade. Seus traços originais perduram até os nossos dias tão somente em sua fachada principal. Em 1844, segundo os documentos da Câmara Municipal de Sorocaba, foi mandado construir, por uma sociedade em que o maior acionista era o Raphael Tobias de Aguiar, o teatro São Raphael.
Aniversário de Sorocaba: a história da cidade contada através das imigrações
Desse modo, o “Mercadão” fez parte da história da formação do município como ponto turístico e grande polo econômico da cidade. De acordo com a prefeitura, o estabelecimento recebe em torno de cinco mil pessoas por dia, funcionando como um centro de convivência e de cultura gastronômica. A cidade foi fundada em 1654, quando o capitão Baltazar Fernandes se mudou para o local com familiares e escravos, dando início ao novo povoado de Sorocaba. O nome do município tem sua origem no tupi-guarani e significa terra (aba) fendida ou rasgada (çoro). Morar em uma cidade com potencial para o desenvolvimento econômico é essencial para quem quer ter sucesso em novos negócios e conseguir bons empregos.
CPFL abre inscrições para curso gratuito de eletricista para Sorocaba, Votorantim e região
Para conhecer a história de Sorocaba e entender melhor por que ela é um ótimo local para viver, continue a leitura do post. O modesto conjunto de ‘Trinta Fogos”, que Salvador Corrêa fez que testemunhassem sua existência Empresas de Sorocaba nos idos de 1661, transformou-se na grande cidade de hoje, com lugar de destaque tanto no Estado como no País. Conta também com a FATEC – Faculdade de Tecnologia, de ensino gratuito e outras Faculdades particulares. Em recompensa pelos serviços prestados, Maylasky foi mais tarde agraciado por D. Após quase dez anos de incansáveis lutas, retirou-se da Diretoria da Estrada em 1880.
Sorocaba está em 11º lugar como o maior PIB
O povoado recebeu o nome de Sorocaba, denominação que tem sua origem no Tupi-guarani, que significa terra (aba) rasgada (çoro). Os paulistanos percorriam os ramais do Peabiru à caça de índios para escravizá-los. Entre os “caçadores”, estava o Capitão Baltazar Fernandes (O Rebelde), que ganhou esta região em forma de sesmaria. Em 1654, Baltazar Fernandes e seu genro, o Capitão André de Zunéga Y Leon (O Forasteiro), a mando da Camarilla do Rio de Janeiro mudaram-se para a região. Em data não registrada, Baltazar Fernandes e sua família, mais os escravos índios, chegaram à região para o seu povoamento e posse. O primeiro documento oficial de que se tem notícia é o testamento de Isabel de Proença, segunda esposa de Baltazar Fernandes, de 28 de novembro de 1654, quando aparece pela primeira vez o nome da “Fazenda de Sorocaba”.