Reprodução das plantas

Reprodução das plantas

Porém, ele é fundamental para garantir o processo evolutivo. Aproveite seus estudos de biologia e leia mais sobre o que acontece na mitose e meiose. Seleccione a folha saudável, segure-a entre o polegar e o dedo indicador e torça suavemente. A folha sairá suavemente, sem partir ou ferir a planta-mãe.

Após ser depositado no estigma, o grão de pólen forma o tubo polínico, pelo qual os gametas masculinos são transportados em direção ao óvulo. O tubo polínico cresce por dentro do estigma, atravessando o estilete até chegar na abertura do saco embrionário (megagametófito), localizada no interior do ovário. O saco tipos de plantas carnivoras embrionário é composto por oito células, que se originaram por meiose a partir da célula mãe do megásporo. Dentre essas células, merecem destaque a oosfera e os dois núcleos polares. Já na reprodução sexuada ocorre a união de dois gametas por meio fecundação, garantindo a recombinação e a variabilidade genética.

A importância da reprodução para as plantas

Nas briófitas, a reprodução assexuada ocorre em algumas espécies e consistem na fragmentação de várias partes da planta mãe para formar novos indivíduos. Na reprodução sexuada ocorre a alternância de gerações em que o gametófito (2n) é a fase dominante. Os esporos germinam no solo e dão origem aos gametófitos, que geralmente apresentam na região apical os arquegônios (órgão sexual feminino) e os anterídios (órgão sexual masculino).

Por conta disso, a sua reprodução difere um pouco quando comparado a outros grupos vegetais. Nesse vídeo, você revisa as características principais das briófitas e entende como é a sua reprodução. A reprodução das plantas é cheia de detalhes e peculiaridades. Aqui, tratamos de forma resumida os ciclos reprodutivos de cada grupo vegetal. Após ser atraído, o inseto se alimenta e, ao retirar o néctar de uma planta, acaba levando o pólen dela para outra, garantindo assim a variabilidade genética.

Como a flor reproduz?

Como Ocorre O Processo De Reprodução Das Flores?

É preciso uma faca ou tesoura de jardinagem afiada; um recipiente de vidro e água. Comece por verificar cuidadosamente a sua planta, prestando atenção aos caules. Nas articulações das folhas e caules poderá encontrar uma pequena raiz castanha ou branca. Cortar caules de cerca de 5 cm, que se dividem em dois ou três galhos.

O gineceu é o órgão feminino da flor e é formado por um ou mais carpelos. O carpelo ou pistilo é formado por estigma, estilete e ovário. Algumas plantas amadurecem apenas um óvulo por ovário como, por exemplo, o pêssego, o abacate entre outros, enquanto outras plantas amadurecem vários óvulos como é o caso do tomate, melancia, etc. O objetivo principal de qualquer flor é atrair o agente polinizador, para garantir a perpetuação de espécie pela polinização. Os agentes polinizadores geralmente são insetos (entomofilia), aves (ornitofilia) e morcegos (quiropterofilia).

Orquídea Dendrobium Pode Ser Plantada na Terra

Alguns frutos possuem várias sementes como é o caso da melancia, do mamão e do melão. Outros possuem apenas uma semente como é o caso do abacate, o pêssego e a manga. Coloque jornal ou algo para proteger a superfície, uma vez que irá regar parte do solo. Tire a planta-mãe do seu vaso, sacuda bem a terra e comece a dividir os caules com as suas raízes. Se estiverem perto, pode cortá-los com uma faca ou uma tesoura, mas normalmente é suficiente massajá-los um pouco.

Os gametas são gerados por mitose e são haploides, assim como os gametófitos. Após eventos de chuva ou garoa, pode acontecer a fecundação. A gota de água que atinge o ápice do gametófito masculino lança os anterozoides para fora da planta e, ao caírem sobre o gametófito feminino, nadam até a oosfera, ocorrendo a fecundação e originando o zigoto. Os esporos são formados por meiose em uma estrutura conhecida como cápsula.